You are currently viewing HISTÓRIA – INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

HISTÓRIA – INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

Durante os anos de 1808 e 1833, a grande maioria dos territórios colonizados por portugueses e espanhóis se tornaram independentes de suas metrópoles. O Brasil também ficou independente, mas por aqui as coisas foram um pouquinho diferentes do que ocorreu com nossos vizinhos latino-americanos… Vamos aprender um pouco mais sobre a Independência do Brasil?Então segue comigo!


Atividade 1

Em toda a história da colonização da América, o Brasil foi o único território colonial que se tornou o centro administrativo de sua metrópole europeia. Em 8 de março de 1808, a comitiva real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro, transformando essa cidade na capital do Império português. Para compreender o contexto e os detalhes disso, assista ao vídeo: “A Família Real vem morar no Brasil”, no link abaixo:

“A Família Real vem mora no Brasil” – Canal: TV Senado –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ptUthglDhbM

Atividade 2

Após assistir ao vídeo, caso você queira aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o processo de independência do Brasil, acesse o link abaixo e leia o texto proposto. É rapidinho e eu garanto que vale a pena!
Link: https://escola.britannica.com.br/artigo/Independ%C3%AAncia-do-Brasil/483300


Atividade 3

Em seu caderno, escreva um pequeno texto resumindo o que você entendeu sobre a vinda da família real ao Brasil e, também, de que forma isso influenciou o nosso processo de independência. Se tiver dificuldade, assista o vídeo novamente e recorra ao texto da atividade 2. É fácil, você vai ver!


Atividade 4

A imagem abaixo é uma obra de Pedro Américo, um artista brasileiro que atuou principalmente durante o reinado de Dom Pedro II, filho de Pedro I. Concluída em 1888, esta enorme tela tem mais de 4 metros de altura e 7,6 metros de largura. Atualmente, encontra-se em processo de restauração no Museu do Ipiranga. O museu está fechado e em reformas, com previsão de reabertura
no ano de 1822.

Fonte: https://i1.wp.com/www.touchofclass.com.br/wp-content/uploads/2020/05/independencia-ou-morte-pedro-americo.jpg?resize=1078%2C516

Acesse o link e assista ao vídeo “Ciência e arte se aliam na restauração do quadro Independência ou Morte” para aprender um pouco mais sobre a obra e o seu processo de restauração. Se quiser, chame os seus familiares. Assim, todo mundo aprende junto!

“Ciência e arte se aliam na restauração do quadro “Independência ou Morte”” – Canal: Agência FAPESP –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=TBCCkRHBYno

Agora, responda à pergunta: você acha importante que as obras de arte sejam uma versão romantizada do passado ou acha que elas devem representar os fatos exatamente como eles foram? Enriqueça a sua resposta com argumentos.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História– Compreender a influência da política bonapartista sobre a transferência da família real e da
corte portuguesa para o Brasil;
– Apontar os impactos políticos, sociais e econômicos acarretados pela vinda da família real e
da corte portuguesa para o Brasil;
– Compreender a Revolução do Porto de 1820 no contexto de oposição dos portugueses quanto
à permanência da família real no Brasil.
Língua Portuguesa– Identificar e analisar os interlocutores, seus papéis sociais e a rede de poder presente no
texto.
– Realizar os procedimentos estratégicos de leitura (seleção, antecipação, hipóteses, inferências
e checagem).
– Comparar dados e informações de diferentes fontes (as coincidências, complementaridades e
contradições).