Durante os anos de 1808 e 1833, a grande maioria dos territórios colonizados por portugueses e espanhóis se tornaram independentes de suas metrópoles. O Brasil também ficou independente, mas por aqui as coisas foram um pouquinho diferentes do que ocorreu com nossos vizinhos latino-americanos… Vamos aprender um pouco mais sobre a Independência do Brasil?Então segue comigo!
Atividade 1
Em toda a história da colonização da América, o Brasil foi o único território colonial que se tornou o centro administrativo de sua metrópole europeia. Em 8 de março de 1808, a comitiva real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro, transformando essa cidade na capital do Império português. Para compreender o contexto e os detalhes disso, assista ao vídeo: “A Família Real vem morar no Brasil”, no link abaixo:
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, caso você queira aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o processo de independência do Brasil, acesse o link abaixo e leia o texto proposto. É rapidinho e eu garanto que vale a pena!
Link: https://escola.britannica.com.br/artigo/Independ%C3%AAncia-do-Brasil/483300
Atividade 3
Em seu caderno, escreva um pequeno texto resumindo o que você entendeu sobre a vinda da família real ao Brasil e, também, de que forma isso influenciou o nosso processo de independência. Se tiver dificuldade, assista o vídeo novamente e recorra ao texto da atividade 2. É fácil, você vai ver!
Atividade 4
A imagem abaixo é uma obra de Pedro Américo, um artista brasileiro que atuou principalmente durante o reinado de Dom Pedro II, filho de Pedro I. Concluída em 1888, esta enorme tela tem mais de 4 metros de altura e 7,6 metros de largura. Atualmente, encontra-se em processo de restauração no Museu do Ipiranga. O museu está fechado e em reformas, com previsão de reabertura
no ano de 1822.
Acesse o link e assista ao vídeo “Ciência e arte se aliam na restauração do quadro Independência ou Morte” para aprender um pouco mais sobre a obra e o seu processo de restauração. Se quiser, chame os seus familiares. Assim, todo mundo aprende junto!
Agora, responda à pergunta: você acha importante que as obras de arte sejam uma versão romantizada do passado ou acha que elas devem representar os fatos exatamente como eles foram? Enriqueça a sua resposta com argumentos.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | – Compreender a influência da política bonapartista sobre a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil; – Apontar os impactos políticos, sociais e econômicos acarretados pela vinda da família real e da corte portuguesa para o Brasil; – Compreender a Revolução do Porto de 1820 no contexto de oposição dos portugueses quanto à permanência da família real no Brasil. |
Língua Portuguesa | – Identificar e analisar os interlocutores, seus papéis sociais e a rede de poder presente no texto. – Realizar os procedimentos estratégicos de leitura (seleção, antecipação, hipóteses, inferências e checagem). – Comparar dados e informações de diferentes fontes (as coincidências, complementaridades e contradições). |