Eu te pergunto: onde você está agora?
Daí você responde: “na minha casa”!
Eu te pergunto: Mas onde fica a sua casa?
Daí você responde: “em Goiânia”.
Minhas perguntas e suas respostas, se referem a chamada: localização geográfica.
Tema dessa atividade.
Localização é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a localização de uma determinada área/lugar.
Por exemplo: sobre a Terra usam-se mapas e coordenadas geográficas ou coordenadas cartográficas para determinar a localização absoluta de ruas, prédios, bairros, cidades, etc.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, assista a videoaula a seguir:
Atividade 1
1) Escreva sobre onde você mora: rua, setor, cidade, estado, país, continente, planeta.
2) Converse com seus familiares sobre as suas histórias de vida, e tente lembrar se em algum momento você já se perdeu em algum lugar. Compartilhe essa história com seus amigos.
Bússola
A bússola, também chamada de bússola magnética, é um objeto utilizado para orientação geográfica. Durante muito tempo esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização, e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.
Leia o texto e observe a imagem para entender o que é e como funciona a bússola. Clique aqui: Como funciona a bússola?
Atividade 2
1) Explique como a bússola funciona.
2) Com as tecnologias atuais a bússola continua importante? Explique a sua resposta.
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas. No entanto, a localização não era precisa como as fornecidas por instrumentos de orientação modernos.
Leia o texto: “Orientação e localização – Pontos cardeais e outras referências” (CLIQUE AQUI)
Atividade 3
1) Explique como as estrelas e o sol ajudam na localização.
2) Cite alguns exemplos da importância do conhecimento sobre localização para o nosso dia a dia.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0122) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. (EAJAGE0213) Perceber princípios de localização e posição de objetos a partir de diferentes pontos de referência. (EAJAMA0321) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço. (EAJACI0416) Compreender os pontos de orientação espacial baseando-se na posição do Sol (sombra, bússola) que foram definidos historicamente para localização no ambiente. (EAJAGE0417) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros. (EAJAGE0418) Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano. |
Componente Curricular: | Geografia/Ciências Naturais |
Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Localização geográfica (Bloco 1):