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Vida moderna

Nesta aula iremos falar sobre mudança social e vida contemporânea, também chamada de vida moderna!

Para falar sobre mudanças sociais é preciso falar sobre cultura! A nossa cultura, a cultura brasileira, é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos. Mas não só! A diversidade cultural é consequência também das características de cada região do país e da grande expansão territorial.
São vários os elementos que caracterizam a cultura brasileira: a música, a literatura, as festas tradicionais, a religiosidade, o território geográfico, a expansão das cidades e muitos outros… A cultura está sempre se reinventando… Os movimentos sociais urbanos vêm, nos últimos anos, em todo o território nacional, extrapolando segmentos sociais, territórios e contextos para articularem-se em torno de uma agenda do direito à cidade.

É isso mesmo: Direito à cidade.

Mais do que ter acesso aos recursos do meio ambiente urbano, há nesses movimentos sociais uma mudança de perspectiva: há neles um desejo coletivo de transformar a cidade, remodelando os processos de urbanização, tendo a qualidade de vida como centro articulador, organizando reivindicações que demandam mobilidade, energia, moradia, saúde, educação. Enfim, de melhor qualidade de vida.
Para entender um pouco mais sobre o porquê dessa mobilização vamos assistir ao vídeo Mudança Social e Vida Moderna. Assista ao vídeo de autoria do SESI Educação. O vídeo enfatiza as mudanças sociais. As migrações da sociedade rural para a urbana, e com essa alteração outras mudanças sociais e culturais também aconteceram, como o menor número de filho entre os casais, o tempo de convivência entre os membros da família etc.


Mudança Social e Vida Moderna – Canal: SESI Educação
https://sesieducacao.com.br/brasil/video.php?id=51543


Como disse no início desta atividade, os movimentos sociais urbanos vêm articulando em torno de uma agenda do direito à cidade. É exatamente nesse sentido que o vídeo aponta quando diz que as pessoas, moradoras das cidades, deveriam ter o direito de usufruir do que as cidades devem oferecer.
Sobre essa mudança das cidades, vamos ler o poema MINHA TERRA, de Manuel Bandeira.

Atividade 1 (Leitura do texto)

Minha Terra
Manuel Bandeira

Saí menino de minha terra.
Passei trinta anos longe dela.
De vez em quando me diziam:                                              
Sua terra está completamente mudada,
Tem avenidas, arranha-céus…                                           
É hoje uma bonita cidade!

Meu coração ficava pequenino.
Revi afinal o meu Recife.
Está de fato completamente mudado.
Tem avenidas, arranha-céus.
É hoje uma bonita cidade.
Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!

(Minha Terra, Manuel Bandeira In Belo Belo, 1948) 


Manuel Bandeira, autor desse poema, nasceu em Recife, Pernambuco. Ele foi poeta, professor, cronista, crítico e historiador literário. Nasceu no ano de 1886 e faleceu em 1968.
O poema Minha Terra, que acabamos de apresentar é do ano de 1948! Neste caso, é importante saber a data que foi escrito o poema, dá para entender as mudanças na estrutura da cidade que ocorreram naquele período, ou seja, na primeira metade do século XX.


Atividade 2 (escrever um texto)

Bacana o conteúdo desta aula, não acha? Você já parou para pensar como era a sua cidade quando você era pequeno e como ela é hoje? Você conhece pessoas que se deslocaram, migraram, de suas terras? Em seu caderno escreva uma história sobre migração, de pessoas que saíram de sua terra de origem para morar em lugares completamente diferentes.


EAJA – 2º Segmento


ComponentesObjetos de Conhecimento / ConteúdosHabilidades
GeografiaConvivência e interações entre pessoas na comunidade: Migração(EF02GE01-B) Reconhecer os deslocamentos, migrações, das pessoas de um local para o outro por diferentes necessidades.
GeografiaExperiências da comunidade no tempo e no espaço: Modos de vida(EF02GE04-A) Perceber as diferentes formas de hábitos e convívios sociais em espaços e tempos diferentes.