You are currently viewing O planejamento no cotidiano

O planejamento no cotidiano

Planejar é uma ação necessária em qualquer atividade da nossa vida cotidiana. Com planejamento pode-se aproveitar melhor o tempo, economizar dinheiro, montar o próprio negócio, reduzir custos da empresa, realizar uma viagem e até mesmo adquirir bens e imóveis.

Planejar é essencial!! Você tem o hábito de planejar? Que tal começar a planejar as pequenas coisas!!

Reflita sobre as coisas que você planeja diariamente.


As coisas simples também requerem planejamento! Planejamos até mesmo sem perceber!! Então, se planejarmos conscientes as chances das coisas darem certo é muito maior.

Assista ao vídeo  do SEBRAE que fala sobre planejamento:

“Novas Atitudes Empreendedoras – Eu tenho um plano” – Canal: Sebrae Minas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xZiupkmXS9M&list=PL-LlsiT-1bb8T9NmuEaomlTrBShhIf0v6&index=8

Nossa!!! O norueguês pensou em tudo: tempo, rota, comida e um planejamento eficiente salvou a vida dele! E pode salvar o seu dia-a-dia também, seja em casa ou no trabalho, gerando economia de tempo e dinheiro.


Reflita: O dia tem 24 horas e isso não vai mudar. Portanto, se existem coisas na sua vida que gostaria de fazer e não tem tempo, na verdade o que falta é planejamento, nesse caso planejamento de tempo. 


Para mudar essa situação, tente anotar por uma semana suas atividades diárias!! Verifique se você está sabotando seu tempo.

Conheça o caso da Ana: ela é casada, trabalha fora e não tem filhos. Ana reclama que não tem tempo para praticar atividade física e nem de bater papo com suas amigas. Um certo dia ela resolveu anotar suas atividades diárias para tentar organizá-las.

Veja o diário de atividades da Ana:

Nossa, dia corrido né?! Mas eu também tenho uma vida corrida assim. Hoje em dia todos nós temos. 

Você consegue observar na rotina da Ana alguma possível mudança que possa ajudá-la a “ganhar” tempo? Volte ao diário e analise de novo a rotina da Ana!!! 

Eu tive uma ideia!!!!

O horário de almoço da Ana são de 2 horas e ela não vai em casa, faz sua refeição em restaurante e depois tem o horário livre, de acordo com seu diário. 

Portanto, ela pode aproveitar melhor esse tempo. Que tal assim:

Às segundas, quartas e sextas feiras Ana pode aproveitar o horário de almoço para praticar atividade física em qualquer academia próxima de seu trabalho. Ela teria 1 hora e 30 minutos, ou seja, das 12h às 13h30m, tempo suficiente para se deslocar até a academia, malhar e tomar um banho rápido. Depois almoçaria no trabalho, pois todos os dias ela faz o jantar, então pode levar sua marmita, e além de tudo economizaria com o restaurante e pagaria a academia.

Às terças, a rotina da Ana continuaria a mesma: almoço no restaurante, depois tempo livre para descansar.

E às quintas pode organizar com as amigas almoço para colocar o papo em dia!!!

Então? O que achou? Uma realidade possível né? Claro que demanda esforço e organização, mas é possível sim.

Analise quanto tempo seria aproveitado de forma eficiente com essa mudança na rotina!

Como Ana tem 2 horas de almoço diariamente, então, são 10 horas semanais, 40 horas mensais, considerando um mês de 04 semanas. 

Agora, Ana dedica 1 hora e meia, 03 dias da semana para academia, o que soma semanalmente   04 horas e 30 minutos e mensalmente 18 horas. 

Ainda, tirou um 02 horas, um dia da semana para almoçar com as amigas, somando no final do mês 8 horas para isso e ainda restou 01 dia da semana para descansar.

E você pensou em algo diferente para a rotina da Ana? Se pensou, tente colocar no papel as suas ideias.

O horário da noite também poderia ser alterado. As possibilidades são muitas. E devem ser feitas de acordo com a prioridade e disponibilidade de cada pessoa.

Caso o seu planejamento não dê certo, organize de novo seu tempo, e se não der certo, organize de novo, e de novo, de novo…até atingir seu ideal. Isso se chama Re-planejar!!

Podemos replanejar tudo: a vida financeira, pessoal, profissional, o tempo, claro que esse último, não podemos aumentar, mas podemos aproveitá-lo melhor.

Assista ao vídeo do Sebrae que exemplifica de uma forma bem legal o assunto:

“Novas Atitudes Empreendedoras – Aprenda com os erros!” – Canal: Sebrae Minas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=uYXL5b49Esk&list=PL-LlsiT-1bb8T9NmuEaomlTrBShhIf0v6&index=3

Gostou do vídeo? Percebeu que a partir dos erros podemos planejar para não errar de novo!!!

PLANEJE de assistir ao vídeo abaixo, que trás esse conteúdo na integra, com alguém da sua família? Fica a dica!!!

“A importância do planejamento no cotidiano” – Link: https://www.youtube.com/watch?v=65ckrRZ4fWg

Componente curricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0207) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo.
(EAJAMA0226) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo informando os horários de início e término de realização de uma atividade cotidiana e sua duração.
(EAJAMA0227) Ler horas e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2ª Série