Você sabe o que é democracia? É uma forma de governo para o povo. Nessa aula, discutiremos os desafios de um regime e de uma educação democrática, bem como, apresentaremos os conceitos de democracia representativa e participativa. Para isso, vamos assistir a um vídeo cujo título é “O que é Democracia?”.
Vimos que democracia é mais do que um modo de governo; “é uma forma de vida coletiva, ou seja, nós vivemos e dividimos o mundo com outras pessoas e, por isso, nossos valores devem estar relacionados a valores democráticos”, como foi dito no vídeo.
Quando tocamos nesse assunto de valores, a educação acaba vindo primeiro. Isso porque o certo e o errado dizem respeito a como entendemos o mundo. Se, por exemplo, imaginarmos que vivemos sozinho, o mundo vai ser todo voltado para o próprio umbigo. Mas, caso perceba o outro, então, muda tudo: o que fazemos é parte de uma coletividade.
É aquele dito que, provavelmente, já escutamos: “a sua liberdade termina quando a do outro começa”. Então, “educação para a democracia é o desenvolvimento de conceitos, valores e práticas necessárias à participação política e à vida em sociedade”, como está posto no vídeo. Essa educação para a democracia ensina como devemos funcionar: os órgãos que planejam, aqueles que executam – o papel de cada representante é fundamental nisso. Mas não é somente isso. Educar democraticamente é também entender o que podemos fazer para melhorar a nossa vida em comunidade. Ficar esperando só o posicionamento dos governantes é insuficiente; é preciso pôr a mão na massa e fiscalizar ativamente as decisões dos nossos representantes.
Antes de colocar a mão na massa, vamos assistir a um vídeo, da Câmara dos deputados, sobre o que é democracia representativa.
Assistimos sobre uma forma de democracia, a representativa. Interessante é que nessa forma de governo, elegemos o nosso representante para levar adiante o que queremos. Curioso é que já existia algo bem semelhante nos regimes absolutistas: quando o rei convocava os representantes para decidirem sobre o reinado. Parece contraditório isso: representação em tempos de governo absolutista! Mas nos reinados dos séculos XVI e XVII, por exemplo, esses representantes tinham que levar a decisão do rei para o povo, e democracia não é isso! Na democracia, o poder emana do povo, como diz a nossa constituição.
É importante conhecer outras formas de democracia. Veja, a democracia representativa é essa em que já vivemos: elegemos representantes que, teoricamente, levam nossos anseios adiante. Acontece que nem todos fazem isso. Infelizmente, há aqueles que, quando vencem as eleições, simplesmente se esquecem do povo. Vamos assistir a outro vídeo, da Câmara dos deputados, e conhecer outra forma de democracia, a participativa.
Então, há dois modos de democracia. A diferença entre os dois modelos é que um pressupõe a representação e, o outro, a participação direta, sem representantes. Os dois modelos são muito interessantes. Vimos o que é democracia e a necessidade de uma educação democrática; conhecemos, também, dois modelos de democracia: a representativa e a participativa. Agora é com você!
Atividade
- Converse com os seus familiares sobre os dois modelos de democracia. Em seguida, escreva um artigo de opinião, texto veiculado em jornais e/ou revistas, argumentando o seu ponto de vista sobre a seguinte questão: o que deveríamos fazer para aprimorar a nossa democracia? Seja criativo!
Atenção, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/08/2020, quarta-feira, contemplando o eixo Ética e Cidadania. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando-a na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Língua Portuguesa | (EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático. (EAJALP0539) Debater temas relacionados à reivindicação social. (EAJALP0629) Planejar, produzir e revisar textos do gênero jornalístico, tais como: notícia, artigo de opinião, editorial, entre outros. (EAJALP0709) Interpretar os discursos variados sobre as propostas políticas e as soluções dos problemas de interesse público. (EAJALP0745) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes e respeitar os turnos de fala no momento das discussões. (EAJALP0819) Elaborar e divulgar textos pertencentes a gêneros jornalísticos. |
Assista ao bloco deste programa na íntegra no vídeo abaixo.
Ética e Cidadania