You are currently viewing O ser humano e sua relação com a natureza

O ser humano e sua relação com a natureza

E então galera!? Tudo bem!?

Hoje vamos refletir um pouco sobre as formas que nós, seres humanos, nos relacionamos com a natureza. 

Você sabe o que isso significa?


Observe a imagem a seguir:

Abaixo estão algumas questões, você irá refletir sobre elas e se estiver com seu caderno, poderá registrar suas respostas:

– O que você vê na imagem? 

– O que essas crianças estão fazendo?

– Essa imagem mostra que tipos de elementos? naturais? ou feitos pelo homem?   

– Quais são esses elementos? Descreva-os:

– Essa paisagem se refere ao campo ou a cidade? Por quê?

– Que outras brincadeiras você realizaria com os seus colegas, em um lugar parecido com esse?

– Se o lugar fosse uma cidade, com carros e prédios. Seria possível brincar do mesmo jeito? Por quê?


Quando falamos em tipos de elementos presentes na imagem, do que estamos falando?

O que são elementos naturais e elementos feitos pelo homem?

Analise as imagens a seguir:

Canyon – Reino Unido
Maldivas

Quando falamos em elementos da natureza, estamos nos referindo a um tipo de elemento natural, que não foi modificado pelo ser humano. Ou seja, não há intervenção humana. Como nessas imagens que você analisou (acima).


Agora, quando falamos em elementos feitos pelo homem, estamos falando de elementos culturais, ou seja, tudo que o homem modificou/inseriu em determinado espaço. Como na imagem abaixo:

Estados Unidos – Chicago

Agora preste bastante atenção na história de Ana…

Ana é um garota que vive no campo, adora estudar e ajudar seus pais. Todos os dias, depois de chegar da escola e fazer suas tarefas, Ana acompanhava seu pai e o ajudava a cuidar dos animais. Quando voltava para casa, ela cuidava das plantas e depois ia brincar no campo com seus primos…

Certo dia, quando retornou para casa, sua mãe a chamou para conversar e explicou que teriam que mudar para cidade pois seu pai havia conseguido um emprego melhor. Ana ficou muito chateada em ter que deixar sua escola, seus amigos, seus primos e com muito medo de não ter mais contato com a natureza. Ana adorava as árvores, as flores do campo, e o canto dos pássaros…


Agora reflita e escreva em seu caderno:

O que Ana deverá fazer para continuar tendo contato com as árvores, as flores, o canto dos pássaros…. com a natureza?!

Viu só como a nossa relação com a natureza pode mudar a qualquer instante? Você já parou para pensar na forma que você se relaciona com a natureza? Será que é possível se relacionar com a natureza na cidade?


Olha só criançada, dê uma olhada ai na sua casa ou pela cidade (quando você tiver que sair). Observe os elementos naturais do nosso dia-a-dia e pense:

De que forma eles são utilizados?

Ao final dessa observação, escreva uma carta para Ana relatando o contato que você tem com a natureza no dia a dia. Depois leia para sua família…


Agora, compare as duas imagens e faça a seguinte reflexão:

Laranjeiras
Estados Unidos – Chicago

Ana adora as árvores. Ela brincava com os primos no meio das árvores ouvindo o canto dos pássaros… Será que a cidade de Ana terá árvores? 

Viver em uma cidade sem árvores, sem natureza, deve ser muito ruim. Por que uma cidade com muitas árvores é uma cidade mais limpa e mais saudável.

As árvores oferecem sombra e ajudam a reduzir a temperatura local, absorvem as águas da chuva diminuindo o risco de enchentes,  diminuem a poluição sonora das cidades, diminuem a poluição, pois ajudam a filtrar o ar.

Ou seja, ela aumenta a qualidade de vida das pessoas nas cidades. É muito importante ajudar a conservar e preservar as árvores!

Por isso vamos ouvir a canção: o mundo precisa de mais árvores, cantada no “especial Zé Zuca” do Música Animada – da TV BRASIL:

Especial Zé Zuca: O mundo precisa de mais árvores – TV BRASIL

Todos nós precisamos ter essa consciência! Precisamos de árvores!

Faça um desenho bem bonito representando todo o cuidado que devemos ter pelas árvores e por toda natureza! Cole no seu caderno!


Saiba MaisO dia da árvore
https://www.youtube.com/watch?v=xtEaczfg0E8
Habilidades(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Ester, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: O ser humano e a natureza (Bloco 1):

CICLO DA INFÂNCIA – MEIO AMBIENTE E SAÚDE – TURMAS A,B,C, D e E