Sabemos que todas as profissões são importantes para nossas vidas, pois dependemos uns dos outros e dependemos do que o outro realiza para que possamos realizar nossas ações. Não percebemos, no cotidiano, quantas profissões são necessárias para que nós possamos viver e realizar o nosso trabalho. Algumas profissões são mais reconhecidas e valorizadas, e outras menos, mas todas necessárias no mundo que vivemos.
Algumas profissões nem sabemos que existe, mas vale a pena conhecer e refletir sobre elas, pois não saber não quer dizer que não seja direta ou indiretamente importante. E outras são específicas de uma região ou um país e algumas podem ser bem diferentes do que imaginamos.
Vamos conhecer um pouquinho?
Você já ouvir falar sobre as profissões: Testador de Odores, Empurrador de Gente ou Inspetor de Cuspe?
Vamos falar um pouquinho sobre essas três profissões, digamos… “diferentes”!
- A principal habilidade do testador de odores distingue as sutilezas de aromas entre um bafo, uma sovaqueira e uma flatulência. O campo de trabalho é amplo: pode ser em empresas de higiene ou de cosmético.
- No Japão os empurradores de gente, funcionários do metrô que organizam a entrada dos passageiros nos trens é uma profissão que existe desde 1955.
- Nas metrópoles indianas, por exemplo, o Inspetor de Cuspe lida com o problema de pedestres cuspindo nas vias públicas.
E então? O que você acha dessas profissões?
Você conhece ou já ouviu falar de alguém que tenha uma profissão muito diferente do convencional? Ou seja, das profissões que estamos acostumados, como: professor ou professora, médico ou médica, advogado ou advogada, costureiro ou costureira, engenheiro ou engenheira?
Atividade 1
Que tal conversar com as pessoas para saber se alguém conhece sobre essas profissões. Quando você tiver um tempinho, pesquise mais sobre as profissões nada convencionais, quem sabe você se identifica com alguma…
O vídeo a seguir tem uma lista de profissões, cada profissão inicia com uma letra do alfabeto, é O alfabeto das profissões!
São inúmeras as profissões, não é mesmo?
Desde àquelas estranhas, que a gente nem imagina que existe, como Empurrador de gente, até àquelas que parece que a gente conhece desde que nasce, como Médico.
Já falamos muito sobre as profissões. Na sequência, iremos falar um pouco sobre o mundo do trabalho. Afinal, um está intimamente ligado ao outro, não é verdade?
Abaixo tem o vídeo O mundo do trabalho e as transformações tecnológicas, do canal: Sesi Educação. Assista-o para dar prosseguimento à atividade de hoje, basta acessar o vídeo por meio do link abaixo:
https://sesieducacao.com.br/brasil/video.php?id=51545
Muita informação em poucos minutos que faz a gente até ficar um pouco confuso!
Mas se pensarmos um pouco sobre alguns conceitos que o vídeo traz, podemos perceber que em muitos tipos de trabalho ou profissões são bem comuns, por exemplo:
- A divisão de tarefas no ambiente de trabalho, cada um sabe fazer o que é para ser feito, mas não consegue (algumas vezes não quer ou não pode) fazer o trabalho do colega.
- O Trabalho, a força do trabalho, passa a ser mercadoria.
- Condições insalubres de trabalho, que a gente sabe que ainda existe em alguns lugares. Condições insalubres são aquelas que expõem o empregado a agentes nocivos à saúde.
- Mulheres com menores salários
- Globalização,
Atividade 2
O vídeo nos mostra algumas imagens que evidenciam mais as máquinas, ou seja, as tecnologias do que o trabalho humano, e fala também sobre as revoluções industriais, quando a força do trabalho humano começa a ser trocada pela funcionalidade de máquinas.
Hummm… talvez isso explique um pouco o valor dos salários.
Escreva um pequeno texto sobre como você percebe a relação Trabalho e Tecnologia.
Componentes | Objetos de Conhecimento/ Conteúdos | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | As formas de organização social e política: a noção de Estado: | (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. |
Geografia | Aspectos culturais, sociais e econômicos da comunidade. | (EF03GE01-B) Identificar, comparar e compreender aspectos culturais, sociais e econômicos na comunidade, tanto no campo como na cidade. |
EAJA – Experiências e Curiosidades