Olá estudante! Esta aula de ARTE com a temática – Música e Artes Visuais é destinada à 6ª SÉRIE da EJA. E está disponível juntamente com a proposta de atividades.
Hoje vamos falar sobre duas manifestações artísticas: a música e o teatro.
Iniciaremos a atividade falando de música. Você sabia que assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos também representar os sons musicais por meio de uma notação musical? Podemos criar nossos próprios símbolos e ter um padrão não convencional ou então, compreender como é o sistema convencional da escrita musical já estabelecido.
Esse padrão normatizado da escrita da música é universal, ou seja, é possível ser lida e interpretada por músicos do mundo todo. Olha só que interessante! Aliás, muitos musicistas só tocam ou cantam suas canções, simplesmente pelo fato de ler e compreender os sinais e toda a notação musical presente em uma partitura de música. Você sabe o que é uma partitura musical? Vamos assistir ao vídeo “Partituras Convencionais e não Convencionais” da Professora Madalena, para compreendermos um pouco mais sobre esse assunto.
… Agora que já sabemos que a partitura são registros de sons no papel, que tem como objetivo ajudar o músico a lembrar de ideias rítmicas, melódicas e harmônicas, e que podem ser divididas em convencionais e não convencionais, vamos assistir ao vídeo: “O som e suas qualidades” com a professora Madalena para entendermos sobre os parâmetros do som.
Entenderam que parâmetros sonoros são a características do som? Se refere à altura, intensidade, duração e timbre. Esses atributos são muitos importantes ao serem combinados para assim gerarem diferentes expressões musicais.
Que tal agora você criar e compor uma partitura musical não convencional? Lembrando que partitura não convencional são registros que qualquer pessoa pode fazer utilizando símbolos de acordo com sua conveniência. Para começar, busque uma folha de papel e um lápis. Corre lá que eu vou te esperar. (espera 10 segundos). Agora feche os olhos, concentre nos sons ao seu redor e passe para a folha o som que percebeu. (espera 5 segundos) Conseguiu? Registrou quantos sons? Assim que acabar esse nosso programa de hoje faça novamente esse exercício e divirta-se!
Dando continuidade às atividades de hoje sobre Corpo, Expressão e Movimento, iremos continuar falando sobre arte, só que agora abordaremos a linguagem Teatro. Você sabe como acontece a construção de uma peça teatral?
O processo de criação teatral envolve todo um coletivo em pesquisa, jogos teatrais e improvisação. Ele pode ser feito por meio de um texto pré-existente ou mesmo na construção de um novo texto. Assim vai se definido personagens, cenas e outros elementos que compõe o espetáculo teatral.
Vamos assistir ao vídeo do Grupo de Teatro Popular Cara e Coragem, do Núcleo de Pesquisa e Ação em Arte Comunitária, para entendermos melhor como funciona os bastidores, processo de criação e a preparação de um ator para uma peça de teatro.
Se tornar um ato, atriz é o sonho de muitas pessoas. No entanto, muita gente pensa que é simples atuar. Perceberam no vídeo como a criação de uma peça teatral é complexa, que demanda tempo, muito estudo, pesquisa e técnica? Afinal um ator precisa estudar o enredo da peça, aprender a se posicionar em cena de maneira correta, acompanhar o ritmo de um espetáculo e a usar as expressões corporais em seu favor.E você, já quis ser ator ou atriz? Que tal fazer um exercício para ator!?
Você aí deve estar pensando, para que vou fazer exercício para ator se eu não quero ser ator?!Fique sabendo que a formação para ator é indicado para todas as faixas etárias e até mesmo para quem não pensa em seguir carreira artística, pois pode ajudar no desenvolvimento de um ser humano mais sensível e perceptível ao mundo a ser redor, despertando-lhe algumas habilidades e competências, como atuar em equipe, se relacionar com outras pessoas, interagir com o mundo e consigo mesmo, respeitar o limite do outro e trabalhar os seus talentos profissionais individuais. Dessa forma, o exercício teatral pode lhe ajudar a ser uma pessoa muito mais confiante em si mesmo, criativa, desenvolta e expansiva. Vamos tentar?
Vamos fazer esse exercício utilizando trechos do poema “Todas as Vidas” de Cora Coralina:
Vou colocar o texto na tela e você irá ler em voz alta o poema, como você ler normalmente.
Em seguida você realizará a leitura do poema, em voz alta e rapidamente
A próxima leitura deverá ser realizada em voz alta, lentamente e toda vez que aparecer a palavra vive, você irá soletra-la. Por exemplo: V I V E, dentro de mim, uma caboca velha. Vamos lá?
Para finalizar a atividade você irá fazer a leitura do poema como se fosse a própria escritora goiana. Incorpore na sua leitura as características de Cora Coralina. Interiorana, doceira, mulher simples, forte, firme, religiosa, revolucionária, feminista e que faleceu com 95 anos de idade.
Todas as vidas
Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo…
Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo…
Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Cora Coralina
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.
E aí, gostou do exercício? Sempre que puder faça esse exercício com seus familiares. Escolham pessoas da convivência de vocês, observe as manias, o jeito de andar, falar, e cada um, imitando uma pessoa, conversem sobre um determinado assunto. Se possível, gravem essa conversa com o celular para assistirem posteriormente. Uma maneira bacana de fazer esse exercício é usando o aplicativo TikTok.
Vamos assistir a Professora Valquíria Duarte e o ator Vinicius Borges, que usaram esse aplicativo em uma dublagem inspirado no filme Frozen. Onde eles fizeram um estudo dos personagens e trouxeram para o cotidiano deles, explorando vários ambientes da casa e diversas expressões corporais. Se liga aí!
Ficou muito legal né?! Você já usou esse aplicativo? Que tal experimentar? Baixe aí no seu celular, explore suas expressões corporais, seja criativo e se divirta.
… Hoje encerro nosso programa aqui e espero que tenham gostado dessa atividade. Vocês pode saber mais em:
https://instagram.com/parte2filmes?igshid=1cakjv2rdponj
NUPEAC: https://instagram.com/nupeacoficial?igshid=35n7q2jhkjur
Esperamos você, aqui, no próximo Conexão Escola. Não perca nosso programa que está ótimo! Obrigada pela companhia, e até o próximo!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Música
(EAJAAR0565) Avaliar e reconhecer a necessidade de uma convenção para o registro musical, assimilando símbolos/formas (convencional ou não convencional) para registrar o repertório vivenciado.
Teatro
(EAJAAR0468) Explorar cenas teatrais partindo da improvisação utilizando os elementos fundantes da linguagem teatral: personagem, espaço cênico e ação dramática.
(EAJAAR0580) Explorar a imitação e o jogo simbólico, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro.
(EAJAAR0581) Compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio do jogo teatral.