Olá!
Vamos juntos nessa atividade trabalhar e retomar ideias básicas de aplicação das 4 operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Atividade 1
No sentido de lembrar como são feitas essas operações eu convido você para assistir os vídeos:
Atenção! Assistir um vídeo com explicações de Matemática, necessita que você esteja com papel para rascunho e material para escrever, pois, talvez seja necessário você fazer e/ou refazer cálculos.
Atividade 2
Esta atividade você deve realizar em seu caderno, fazendo os cálculos e lembrando de escrever a resposta usando frases completas.
Para conseguir sucesso no nosso trabalho vamos imaginar a seguinte situação problema:
Ao fazer uma festa de aniversário, foram comprados 1000 salgadinhos variados (coxinha, quibes, pastel, empada, mini pizza, pão de queijo). Para organizar a distribuição dos salgadinhos, foram organizados pratinhos, com 6 salgadinhos cada.
Nessa festa são esperadas 160 pessoas (entre crianças e adultos).
Pense um pouco, faça seus cálculos no seu caderno e responda as perguntas:
a) Será possível servir um pratinho com 6 salgadinhos para cada convidado?
b) Quantas pratinhos com 6 salgados conseguimos montar com 1000 salgados?
c) Se a quantidade de salgadinhos for suficiente para os convidados, vai sobrar salgadinhos?
d) Junto com cada pratinho com 6 salgados, será distribuída 2 latinhas de refrigerante. Quantas latinhas de refrigerantes serão distribuídas?
e) Sabendo que cada latinha de refrigerante custa R$ 1,30, quanto será gasto só para comprar as latinhas de refrigerantes?
f) Lembrando que um cento são 100 salgados e que o preço de um cento de salgado no bairro da escola, custa R$ 19,00, quanto será gasto para comprar 1000 salgados?
g) Para a festa foi encomendado uma torta de morango e chocolate branco de 8 Kg. Sabendo que cada kg da torta custou R$ 32,00, quanto foi pago na compra da torta?
h) Quanto foi gasto ao todo para compra os salgados, torta e refrigerantes em lata?
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res): | Matemática e Geografia, com o tema : Identidade, memória e patrimônio cultural. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. Acredito ser possível fazer integração com Geografia com o código (EAJAGE0512) trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas. |
Professor: | Sérgio Ricardo Abreu Rezende |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Joel Marcelino |
CRE: | Maria Helena Bretas |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries