Os mecanismos de defesa do corpo humano podem ser agrupados em duas categorias definidas como inespecífico e específico, pelo qual passa o organismo humano. Ele varia em 1ª, 2ª e 3ª linhas de defesa. Na 1ª linha temos a pele e mucosa como barreiras contra microrganismo; Na 2ª linha temos as substâncias químicas e células que matam o agente infeccioso e na 3ª linha temos o sistema imunitário com os linfócitos e os plasmócitos. O vírus que atualmente ataca a humanidade causando a Covid-19 pode ser combatido com vacinas que agem nas nossas linhas de defesa, as quais acabamos de mencionar.
Atividade 1
Assista o vídeo: Sistema imunológico e Imunidade Inata
Atividade 2
Agora elabore com seu grupo um relatório descritivo sobre o funcionamento do nosso sistema imunológico observando as novas informações surgida no vídeo.
Atividade 3
Assista os vídeos sobre o agente infeccioso vírus x corona vírus.
Ao término dos vídeos analise as atividades integrada com a língua portuguesa sobre seu direito como cidadão a vacinação que já está sendo testada e produzida pelos cientistas. Em seguida listem os meios de prevenção e sintomas do corona vírus divulgando na sua comunidade. Fiquem Atentos! Previne-se!
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0618 Explicar o processo de imunização passiva e ativa. (EAJACI0619) Reconhecer a vacinação como uma política pública para a melhoria da qualidade de vida da população |
Professor | Leliane Viégas Muniz |
Instituição Educacional | Escola Municipal Jesuína de Abreu |
CRE | Maria Thomé |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries