Olá!
O objetivo desta atividade é perceber o que são as metrópoles, conhecer a realidade da expansão urbana de Goiânia, dando ênfase ao problema da moradia. Vamos entender que, curiosamente, as várias políticas públicas lançadas pelo governo e voltadas para a habitação não foram eficientes na resolução do problema relacionado à moradia, além de conhecer algumas consequências da expansão urbana para a metrópole goiana. Além disso, veremos que estamos inseridos nesse espaço e somos atores desta realidade, sem mesmo nos darmos conta! Vamos lá?!
Atividade 1
Entenda a diferença entre urbanização e crescimento urbano, relembre os conceitos de conurbação e metrópole acessando o link e assistindo ao vídeo “O que é Urbanização? Resumo e Conceitos”.:
Atividade 2
Em 2018, em reportagem veiculada no Jornal Opção, foi divulgada pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA-UFG), onde se percebeu que, apesar do lançamento programas governamentais que construíram várias casas e criou diversos novos bairros, a resolução do problema da moradia não foi alcançada na capital goiana. Perceberemos a problemática envolvendo o crescimento urbano de Goiânia, que segregou pessoas de baixa renda, isolando-as em periferias que intensificaram a expansão desordenada e a conurbação da região metropolitana de Goiânia (RME). Leia a reportagem no link abaixo:
Atividade 3
Após ler a notícia, anote as palavras que você desconhece o significado e pesquise-as em um dicionário (físico ou online). Então releia a notícia e perceba como seu entendimento foi facilitado através da expansão do seu vocabulário!
Atividade 4
Agora faça uma reflexão sobre o fenômeno do crescimento urbano na região em que você vive. Quais características citadas na notícia você consegue observar no seu local de vivência?
Saiba Mais | Referências:
Jornal UFG:
https://jornal.ufg.br/n/101547-producao-habitacional-de-mercado-transforma-goiania?locale=pt-BR
Revista UEG:
Componente(s) Curricular(res) | Geografia História Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0603) Compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas que influenciaram na divisão territorial nacional, com ênfase em Goiás. (EAJAGE0604) Entender questões vinculadas ao direito territorial do cidadão. (EAJAHI0213) Perceber relações de exploração explicitadas na categoria trabalho e na formação do espaço urbano. (EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função social da leitura. |
Professor | Daniela |
Instituição Educacional | E.M. Marcos Antônio Dias Batista |
CRE | Bretas |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries