You are currently viewing O sanduiche da Dona Maricota

O sanduiche da Dona Maricota

Olá estudantes! Tudo bem? Você gosta de sanduiche? Você sabe o que é uma alimentação saudável? O que usamos para fazer um sanduiche? Você já comeu um sanduiche? O que tinha nele? O que tinha no sanduiche da Dona Maricota é o que comemos? Vamos aprender juntos, a fazer um sanduiche e a importância de uma alimentação saudável.


Atividade 1 

➢ Peça um adulto para ler para você a história ou assista o vídeo: O sanduiche  da Dona Maricota, de Avelino Guedes. 

“O sanduiche da Dona Maricota” Canal: ProLetramentoUEPG – https://www.youtube.com/watch?v=zBWpBGm3zgo 

Atividade 2

➢ Desenhe e escreva no caderno, o nome dos personagens que apareceram  na história; 

➢ Circule as primeiras sílabas do nome dos personagens; 

➢ Conte e escreva quantas letras tem o nome dos personagens.

Atividade 3 

➢ Com a ajuda de um adulto, faça no caderno uma lista dos ingredientes usados no sanduiche da Dona Maricota. 

Atividade 4  

➢ Vamos divertir um pouco agora com o conhecimento estudado. Acesse o  jogo da memória da história: O sanduiche da Dona Maricota, recorte e brinque  encontrando os mesmos animais. 

Fonte: Google. Dona Leo – blogger. Acesso: 09/09/2020 às 21:50. 

Atividade 5 

➢ Agora organizem com a sua família e façam sanduíches com alimentos  saudáveis e tire fotos para postagem. 


Saiba Mais |Referências:Você sabia! QUE UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL vem da PALAVRA SAÚDE? Hoje, mais do que nunca priorizamos a qualidade da nossa alimentação: pesquisas mostram o quanto O MAIS SIMPLES E NATURAL É O MELHOR!!! Vamos evitar: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, PROCESSADOS e ARTIFICIAIS.

“Importância da Alimentação Saudável!” Canal:D777 Entretenimento – https://www.youtube.com/watch?v=lbdnd0En-aA

Objeto de
Conhecimento
Formas de composição de narrativas: personagens, enredo, tempo e espaço: Identificação de: cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista de histórias narradas, foco narrativo.
Identificação de partes do texto narrativo: início, meio e fim. Alimentação saudável
Componente
Curricular
Português/Ciências
Habilidades(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. (GO-EF12LP20) Identificar início, meio e fim em narrativa lida ou escutada.(GO-EF01C108) Compreender a importância de uma alimentação saudável no cotidiano, a partir da análise dos lanches servidos na instituição escolar.

Proponentes/
Professores:
Ilda Alves da Silva
Mariângela Evangelista Gonçalves do Carmo
Instituição
Educacional:
Escola Municipal Francisco Matias
CRE:Maria Thomé Neto

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Educação Ambiental e Saúde