Olá! Nesta aula você vai conhecer um pouco sobre gêneros de linguagem, em específico sobre o gênero jornalístico e a propaganda. Você vai perceber que muitas palavras dos textos estão em inglês. Chamamos isso de estrangeirismo, os textos jornalísticos são ricos em termos da língua inglesa. Aproveite então para aprender um pouco sobre tudo isso.
Atividade 1
Clique no link abaixo e assista o vídeo.
De acordo com o vídeo, em seu caderno, responda: quais são as características do gênero jornalístico?
Atividade 2
Clique no link abaixo e assista o vídeo.
Em seu caderno cite duas características do texto publicitário conforme o vídeo.
Saiba Mais | Referências
Leia os textos disponíveis:
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-propaganda-persuasao.htm
https://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario—uma-analise-linguistica-.html
Componente(s) Curricular(res) | Língua Estrangeira – Inglês e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALI0806) Ler e compreender as particularidades de textos publicitários, buscando identificar os recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras, entre outros;). (EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros. EAJALI0810) Identificar os principais argumentos que subsidiam os textos jornalísticos e publicitários. (EAJALP0803) Ler e estabelecer os efeitos de sentido entre imagem e texto verbal. |
Professor | Ivanilda Alves de Oliveira |
Instituição Educacional | Escola Joel Marcelino de Oliveira |
CRE | Bretas |
EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries