You are currently viewing Língua Portuguesa – Entendendo a Diversidade

Língua Portuguesa – Entendendo a Diversidade

Olá! Observe esta imagem (imagem como texto – Texto 1) com bastante atenção.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000538/0000004960.jpg

Atividade 1

Após a observação da imagem, leia as perguntas abaixo e reflita/pense calmamente:

  1. O que você observou na imagem? O que chama atenção na figura?
  2. Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
  3. Quais diferenças podem ser observadas?
  4. Você já imaginou como seria o mundo se todos nós fossemos iguais?
  5. Em algum momento você já ouviu o termo “Diversidade”? O que entende por isso?

Os questionamentos acima são para informar a você que o tema da nossa aula é Diversidade!


Atividade 2

Leia o texto 2 “A diversidades cultural no Brasil”:

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000538/0000004961.jpg

Atividade 3

ORELHAS DE BORBOLETA | Amazon.com.br
Disponível em: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/615cili+21L.SX258_BO1,204,203,200.jpg

Esta é a capa do livro “Orelhas de Borboleta”, de Luisa Aguilar, Kalandraka Editora, Portugal, 2011 – 32 páginas.

Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo… até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável. E especialmente para os que são apontados pelos outros, a mensagem que lhes transmite este conto é que convertam em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos. Porque reconhecer e inclusive reivindicar a diferença nos fortalece, aceitando-nos como somos e reforçando a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios… Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para a Mara é uma vantagem de que os outros carecem.

Agora convide a sua família para vocês ouvirem juntos a história contada neste clássico livro: “Orelhas de Borboleta”:

“Orelhas de Borboleta – Historinhas para Acordar” – Canal: Historinhas para Acordar
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WeyOV8rhaTo

Atividade 4

Assista o vídeo abaixo:

“O respeito às diversidades”- Canal: Khan Academy Brasil
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZJKqEpbxiYg

Atividade 5

De acordo com os textos lidos, a música e os vídeos responda o que você entendeu sobre Diversidade. Pode contar o que aprendeu para a sua família ou gravar um áudio, um vídeo, ou ainda, escrever no seu caderno. Fique à vontade!


Saiba Mais | Referências

Disponível em: https://maisdiversidade.com.br/nao-somos-todos-iguais-e-isso-e-otimo/

Componente(s) Curricular(res)Língua Portuguesa/Arte/Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEAJALP0811) Identificar as múltiplas vertentes de identidades, de sociedades e de culturas presentes em textos literários, bem como a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EAJA LP0812) Realizar leitura de textos dos gêneros resenha crítica e sinopse. (EAJALP0830) Planejar, produzir e revisar resenha crítica e sinopse de texto artístico-literário. EAJAAR0734 Ampliar a percepção do sujeito seja consigo, com o outro, com o público, com os objetos, a natureza, os movimentos do cotidiano e a produção humana, no diálogo com o mundo da Arte. EAJAED0735 Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ProfessorArivaldo Alves Vila Real
Instituição EducacionalEscola Municipal Maria Araújo de Freitas
CREMaria Thomé Neto

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries