Olá, estudante! Você já ouviu falar em autorretrato? Provavelmente já fez um. Hoje em dia com os smartphones é muito fácil fazer um autorretrato, são as famosas selfies. Mas nem sempre foi assim. Existem muitas técnicas para realizar esse tipo de expressão artística. O homem pode expressar a si mesmo, utilizando diversos movimentos artísticos, como por exemplo, música, desenho, pintura, narrativa, entre outros. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Atividade 1
Leia o texto abaixo:
Quando um criador se apresenta como uma obra artística, significa que está fazendo um autorretrato. Este conceito pode ser aplicado a várias disciplinas, como pintura, escultura, fotografia ou literatura.
Nos últimos anos, as redes sociais colocaram em moda uma versão específica da autoimagem, a selfie.
Disponível em:
https://conceitos.com/autorretrato/
Reflita sobre o que você leu, pesquise num dicionário ou em outras fontes e depois registre com suas palavras o que você compreendeu sobre o significado da palavra autorretrato.
Atividade 2
Assista aos vídeos abaixo e faça a atividade 2.
Minuto Arte – Episódio 3 – Autorretrato
O Selfie na história e a história do Selfie
Leia o texto.
A selfie é o autorretrato do século XXI
No Facebook, Instagram e outras redes sociais a própria imagem tem um protagonismo único. Mostramos nossa imagem em todo tipo de situações para comunicar algo sobre nossa identidade como indivíduos. Este fenômeno possui várias motivações, pois se trata de um modismo, mas também se refere à necessidade de reafirmação e indagação interior sobre nós mesmos.
As selfies são habituais entre os jovens, já que a adolescência é o período necessário para construir sua própria identidade. Outro aspecto relacionado às selfies é a questão da comparação social, uma vez que a autoimagem projetada nas redes sociais é uma espécie de competição permanente (a imagem recebe uma classificação através de determinado número de “curtidas” ou “retweets” do outro).
Disponível em:
https://conceitos.com/autorretrato/
Atividade 3
Um texto também é um autorretrato escrito. Escreva um texto sobre você, fale um pouco sobre como você é fisicamente, as coisas que gosta de fazer, seus costumes e também fale um pouco sobre seus sonhos. Depois se você se sentir à vontade, leia o texto para alguém da sua família ou algum amigo. Pergunte se esse parente tem os mesmos gostos e sonhos que você. Nessa experiência você refletirá sobre sua personalidade.
Algumas pessoas não tomam as medidas de segurança no momento da selfie e acabam sofrendo acidentes graves, como quedas ou atropelamentos, por isso é importante sempre tomar algumas precauções para não se distrair e acabar numa situação dessa. Veja a reportagem no site abaixo e converse com algum colega através de uma rede social virtual, sobre o perigo de selfies.
Atividade 4
No vídeo abaixo você verá alguns artistas famosos e seus respectivos autorretratos. Veja o vídeo.
Comente qual autorretrato você mais gostou.
Separe o material abaixo:
– papel em branco
– lápis de escrever preto ou colorido
– uma fotografia
Faça seu autorretrato. Mostre para algum amigo ou um parente.
Saiba Mais Referências:
A história e Curiosidades sobre a Selfie
Aprenda mais sobre Autorretrato
https://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato
A história da Arte e Autorretrato.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo897/autorretrato
Componente(s) Curricular (res) | Artes |
Habilidades | (GO-EF06AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a partir de narrativas pessoais, sociais e estéticas. (GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal. |
Proponentes/ Professores | Maria Ângela Basso de Oliveira Lúcia Helena Bianchi Braga Geralda Rosa de Castro Kamilla Bezerra Damaso Lívia Analy Rezende Amancio Michelly Silva Simon Simone Corrêa de Sousa Diniz |
Instituição Educacional | Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries