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Arte – Arte Fractal

Olá! Nesse encontro faremos a confecção de instrumento óptico. Além disso reconheceremos a arte fractal no seu dia a dia como padrão ornamental. Saberemos relacionar a arte fractal com outros elementos visuais, científicos e com as formas geométricas da Matemática.


Atividade 1

Leia o texto explicativo sobre o caleidoscópio para introduzir os nossos estudos.

Histórico

O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868). Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII. Conta-se que, na época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Durante muito tempo o caleidoscópio foi um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.

O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.

Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos forma oito imagens duplicadas. A 60°, forma seis imagens e a 90°, forma quatro imagens.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caleidosc%C3%B3pio


Atividade 2

Aqui você vai poder confeccionar o seu próprio caleidoscópio e observar imagens incríveis da Arte Fractal. Observe o vídeo com antecedência para ter uma noção do passo a passo e do resultado final do caleidoscópio. No segundo link você pode ver uma imagem com formas geométricas ligando arte e matemática.  Bom trabalho!

“Como fazer um caleidoscópio” – Canal: E hoje, o que vai ser?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=vZeGbTCKWl0

https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/198824-padrao-de-caleidoscopio

Prática

Você vai precisar de:

– Três réguas do mesmo tamanho ou espelhos do mesmo formato das réguas

– Fita crepe

– Cartolina, folha de chamex ou outra que dê para cobrir o caleidoscópio

– Cola

– Qualquer material de desenho ou pintura

– Um pedaço de plástico transparente

– Formas coloridas como: botões, missangas ou pedacinhos de papel.

1º Com três réguas do mesmo tamanho criar túnel em forma de um triângulo;

2º Prenda as réguas firmemente com fita crepe;

3º Com papel (pode ser chamex ou pedaço de cartolina) de sua preferência cole cobrindo toda a superfície de maneira que uma ponta fique aberta e a outra fique fechada prendendo um plástico transparente;

4º decore o papel com tinta, canetinha ou lápis de cor;

5º Dentro do caleidoscópio coloque algumas formas variadas como: botões coloridos, missangas ou pedacinhos de papéis coloridos;

6º Feche um olho e com o outro aberto olhe as imagens que se formam dentro do caleidoscópio, é só girar devagar e se divertir com as formas.


Atividade 3

Responda:

As imagens formadas são abstratas ou figurativas? Elas se repetem?

Que sensação você teve ao observar as imagens? Explique.

Você já observou imagens parecidas no seu dia a dia em estampas de tecidos, papéis de presente ou outros? Quais?

Crie um desenho ou colagens representando uma imagem parecida com a que você observou.


Saiba Mais | Referências:

Se você gostou divirta-se com mais esse link sobre Arte fractal e a Matemática.

https://medium.com/chocoladesign/arte-com-a-matem%C3%A1tica-fractais-589a98dccda3


Componente(s) Curricular(res)Arte e Matemática (Geometria)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0621) Argumentar e refletir sobre a sua criação e as dos colegas, identificando a pluralidade de sentidos nos contextos do processo criativo.
 
(EAJAAR0622) Investigar e criar formas plásticas e visuais em suportes e espaços diversos (bidimensional e tridimensional), explorando repertórios e poéticas pessoais.
 
(EAJAMA0621) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de
translação, rotação e reflexão.
ProfessorRegina Célia de Souza Lopes
Instituição EducacionalEscola Municipal Joel Marcelino de Oliveira
CRE Bretas

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries