You are currently viewing A presença dos números em nossa vida.

A presença dos números em nossa vida.

Olá! Você já parou para pensar em como os números surgiram na vida dos homens? E atualmente onde podemos encontrar números em nosso dia a dia? Hoje vamos aprender sobre Matemática, cálculos e sobre os números. Vamos saber como o homem primitivo fazia para realizar suas contagens, como aconteceu a invenção dos números e também observaremos o quanto usamos os números na nossa vida.

Que tal sabermos mais sobre tudo isso? Vamos lá?


Atividade 1-

Antigamente não existia os números, assista o vídeo para descobrir como os homens  se organizavam e faziam suas contagens: 

“História dos números”Canal Nathalia Lindner –  https://www.youtube.com/watch?v=s3GJqhX4Dwo 

A invenção dos números foi algo muito importante para os homens porque facilitou muitas coisas em sua vida.  Atualmente em tudo que fazemos, nos lugares onde vamos, nos objetos que utilizamos e em outras situações os números estão sempre presentes.  Pense em quais são as situações que você poderá encontrar os números em seu dia a dia.

Vamos comprovar isso? 

 Agora busque seu caderno ou uma folha em branco e vamos registrar! Junto com um adulto faça uma lista apresentando as diversas situações que utilizamos os números. Pode fazer colagens para ilustrar suas respostas.

– Atividade 2-

Como você está percebendo os números estão presentes em nossa vida em muitas situações. Com a ajuda de uma pessoa da sua família leia os textos abaixo. Após realizar a leitura, localize os números que aparecem nos textos, em uma folha que pode ser no seu caderno escreva o nome do número e ao lado escreva o desenho do número (algarismo). Procure aí em sua casa palitos, tampinhas, grãos de milho ou feijão ou mesmo seus lápis e demonstre usando o material que tiver as quantidades de cada número. Faça a atividade junto com o adulto que está te ajudando

                                                                       Imagem: Montagem BOL/Canvahttps://paraisodoeducando.blogspot.com/2011/07/folclore-texto.html

  https://www.aprenderebrincar.com/2017/08/parlendas-ilustradas.html

– Atividade 3-

Agora que você já aprendeu que os números fazem parte da nossa vida, e estão presentes em várias situações, assista este outro vídeo que apresenta uma história muito legal.

“Os 3 Porquinhos – Historia completa – Desenho animado infantil com Os Amiguinhos” Canal Os amiguinhos – https://www.youtube.com/watch?v=N84TDkRoG0o&feature=youtu.be

Converse com sua família sobre algumas partes dessa história que você acabou de assistir e responda oralmente:     

Qual é o título da história?

Quantos e quais são os personagens da história?

Onde acontece a história?

Qual foi o porquinho que mais trabalhou para construir sua casa?

O que aconteceu com as casas dos porquinhos?

Quantas casas foram derrubadas? Quantas casas o lobo não conseguiu derrubar?

– Atividade 4-

Faça no seu caderno ou em outro papel um desenho mostrando os três porquinhos com suas três casinhas, em cada casinha faça uma placa de endereço e coloque o número da casa. Seja criativo e caprichoso, use os materiais que tiver em sua casa.


Saiba Mais | Referências:

“os números existem” Canal: Ticolicos – https://www.youtube.com/watch?v=hxTtaLC_pW4&feature=youtu.be

” Aprendendo a contar com os Brotinhos” Canal: Brotinhos -https://www.youtube.com/watch?v=7QzgMkEo1Ow&feature=youtu.be  

Objeto de Conhecimento*Contagem de rotina;*Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para organização de informações;* Números no cotidiano;*Compreensão em leitura: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto.*Linguagem não verbal;* Diferentes moradias;
Habilidades(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representadopor imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras detradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, comonúmeros utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.(EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presentes em contas de água ou luz, código debarras presentes em embalagens, números que indiquem localização, endereços.(EF01MA01-C) Identificar e ler números usados no cotidiano: telefones, placas de carros,número da casa em que mora, página de livros, números de calçados, CEP e idade.(EF01MA02-A) Selecionar e agrupar objetos de acordo com suas características, em contextos naturais: jogos, problemas numéricos cotidianos, brincadeiras de tradição oral /quantidades, cores, tamanhos e formas.(EF01MA02-B) Associar quantidades, fazendo correspondência de objetos.(EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursos tecnológicos, livros infantis.(EF01MA02-D) Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais: dedos das mãos epés, pedrinhas, palitos.(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outrosgêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto erelacionando sua forma de organização à sua finalidade. (GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas,parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita. (EF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetosde uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiaisutilizados em sua produção.

Proponentes/ Professores:Antonieta Aparecida Inácio Gomes Santos
Instituição Educacional:Escola Municipal Jarbas Jayme
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma – B – 2º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo