Olá, você vai conversar sobre a luta pelos direitos civis e humanos em diferentes partes do mundo como um legado universal, preciso que você preste muita atenção e pense como cada um de nós pode ajudar a construir uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa em relação a toda diferença que existe no mundo.
Vivemos em uma sociedade que é fruto de uma construção em que somos herdeiros e agentes transformadores, pois participamos ativamente na sua evolução política, social, científica e tecnológica. A luta pelos direitos civis e humanos se destaca no cenário histórico e político mundial como um movimento contínuo pelas liberdades individuais e coletivas, na qual inúmeros indivíduos se destacaram e se destacam para a regulação, cumprimento e incorporação de garantias legais para todos nós, sem distinção de gênero, raça, etnia ou credo.
1) Você já ouviu falar de direitos civis ou de direitos humanos? Conhece alguma pessoa famosa que se destacado por isso? Assista ao vídeo em que Martin Luther King Jr. fez o discurso I have a dream (Eu tenho um sonho) no dia 28 de agosto de 1963 em Washington, Estados Unidos, e escreva no seu caderno as ideias que você considerar mais importantes.
2) Martin Luther King foi um pastor norte-americano e ativista político que lutava pela igualdade de direitos civis nos Estados Unidos, em especial contra o racismo brutalmente praticado na segregação dos negros nos anos 1950. Leia o profile (perfil) de Martin Luther King Jr. e responda às questões propostas. Caso tenha dúvidas ou não conheça todas as palavras, acesse o dicionário on-line: https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR . Acesso em: Acesso em: 06 de ago. de 2020 às 11h30min.
Depois de ler e pesquisar as palavras desconhecidas, copie a questões no caderno e sublinhe as respostas corretas de acordo como profile.
a) Martin Luther King Jr. was born on January 15th, 1929 / April 4th, 1968.
b) Martin Luther King Jr. was born in Memphis / Atlanta.
c) Martin Luther King Jr. won the Oscar® / the Nobel Peace Prize in 1964.
d) Martin Luther King Jr. was an African / North American activist.
3) Você conhece algum(a) ativista brasileiro(a) que tenha se destacado na luta pelos direitos civis e/ou humanos? Se sim, escreva no seu caderno o nome e quais ideias e ações ele/ela desempenhou para garantir melhorias para o nosso povo. Caso não conheça, acesse algum site de busca (Google, Yahoo, Bing, entre outros) e pesquise sobre o assunto.
4) Você conhece ou já estudou sobre Zumbi dos Palmares? Assista ao vídeo “Aprendendo com Videoaulas: Zumbi dos Palmares” e saiba mais sobre esse brasileiro que se revoltou contra o regime escravocrata e junto aos seus pares resistiram ao domínio e à repressão dos senhores de escravos.
Após assistir ao vídeo, reflita sobre as ideias de Martin Luther King Jr. e Zumbi dos Palmares no que se diz respeito à luta pelos direitos civis e humanos. Tais ideias têm pontos em comum? Quais? Escreva um pequeno parágrafo explicando a semelhança entre as concepções desses dois ativistas.
5) O profile (perfil) é um gênero textual que se popularizou muito nos últimos anos nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, quando alguém cria uma conta, deve-se preencher alguns dados do profile para que os outros usuários possam entrar em contato e vice-versa. O propósito do profile é o de partilhar informações íntimas como preferências, temperamentos, estudos, viagens e costumes, além de referências temporais (passado, presente ou futuro) e dados pessoais (local de nascimento, localização, entre outros). Agora que você entende um pouco mais sobre o profile, tente compor o seu seguindo o modelo abaixo.
MY PERSONAL PROFILE
Full name: | |
Date of birth: | |
Mother’s name: | |
Father’s name: | |
Sisters: | |
Brothers: | |
Name of your school: | |
Grade: | |
Favorite food: | |
Favorite sport: | |
Hobbies: |
Componente(s) Curricular(res) | Língua Inglesa |
Objeto do conhecimento | Leitura de textos digitais e outros tipos textuais para estudo: Leitura de textos em ambientes, virtuais ou não, em estudos e/ou pesquisas escolares. ________________________________________________ Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor: Produção de textos diversos sobre fatos do passado. |
Habilidades | (EF07LI10-A) Pesquisar, escolher e ler textos, em ambientes virtuais ou não, em estudos/pesquisas escolares para analisar e conscientizar-se sobre diversos temas relacionados a fatos e acontecimentos marcantes do passado; (EF07LI14-A) Produzir textos diversos, individual e/ou colaborativamente sobre informações pessoais e de familiares, como idade, profissão, preferências, referindo-se a ações rotineiras e/ou vivenciadas no passado: linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogs para desenvolver a competência comunicativa. |
Proponentes/ Professora: | Cláudia Rodrigues Pereira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Presidente Vargas |
CRE: | Coordenadoria Regional Brasil di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Experiências e Curiosidades