You are currently viewing Brincando com o vento

Brincando com o vento

Você conhece a história do “Filho do Vento”?  Acompanhe agora e crie um belo brinquedo que precisa do vento para se divertir!

https://escoladigital.org.br/odas/conto-africano-o-natal-de-nkem


Atividade 1

Consiste na construção de um brinquedo muito conhecido, que é o cata-vento, utilizando poucos materiais. Você vai precisar de: uma folha branca ou colorida (você pode colorir do seu jeito); régua; tesoura; alfinete; alicate; palito de churrasco ou picolé; fita adesiva. 

Pegue uma folha de papel e recorte um quadrado de 20 x 20 cm;

Pinte cada parte do quadrado como preferir;

Trace duas diagonais e corte até 2cm antes do centro; 

Dobre as pontas alternadamente e fixe no centro com um alfinete, como o exemplo a seguir:

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/389913280212085649/?nic_v1=1aSlea6PEj7DunuDKluk7zaXowKizBQt6WwRoyvZODru3OEd%2FWA8oNlo00bU8ycKY4

Use um palito de churrasco ou de picolé para afixar o alfinete; com o alicate, dobre a parte de trás do alfinete e proteja a ponta com uma fita ou borracha. Com um pouquinho de velocidade e vento ele vai girar. Com ajuda de alguém da sua família, é só aproveitar!

Atividade 2

Agora que tal você calcular a área e o perímetro do quadrado que você fez ao recortar a folha de papel utilizada para a construção do cata-vento? Você sabia que a área do quadrado corresponde ao tamanho da superfície dessa figura? Portanto, é encontrada fazendo multiplicação do seu comprimento pela sua altura da figura. E o perímetro que representa o contorno de uma figura geométrica é facilmente encontrado somando a medida do comprimento de todos os lados.

Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional.Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações: Áreas e perímetros de figuras poligonais
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Habilidades(GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
(GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.(GO-EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Proponentes/ Professores:Wanessa Gomes Chagas GuimarãesMatheus Timóteo de Oliveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Odília Mendes de Brito
CRE:Brasil de Ramos

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º Ano – Corpo Expressão e Movimento