Você conhece a história do “Filho do Vento”? Acompanhe agora e crie um belo brinquedo que precisa do vento para se divertir!
https://escoladigital.org.br/odas/conto-africano-o-natal-de-nkem
Atividade 1
Consiste na construção de um brinquedo muito conhecido, que é o cata-vento, utilizando poucos materiais. Você vai precisar de: uma folha branca ou colorida (você pode colorir do seu jeito); régua; tesoura; alfinete; alicate; palito de churrasco ou picolé; fita adesiva.
Pegue uma folha de papel e recorte um quadrado de 20 x 20 cm;
Pinte cada parte do quadrado como preferir;
Trace duas diagonais e corte até 2cm antes do centro;
Dobre as pontas alternadamente e fixe no centro com um alfinete, como o exemplo a seguir:
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/389913280212085649/?nic_v1=1aSlea6PEj7DunuDKluk7zaXowKizBQt6WwRoyvZODru3OEd%2FWA8oNlo00bU8ycKY4
Use um palito de churrasco ou de picolé para afixar o alfinete; com o alicate, dobre a parte de trás do alfinete e proteja a ponta com uma fita ou borracha. Com um pouquinho de velocidade e vento ele vai girar. Com ajuda de alguém da sua família, é só aproveitar!
Atividade 2
Agora que tal você calcular a área e o perímetro do quadrado que você fez ao recortar a folha de papel utilizada para a construção do cata-vento? Você sabia que a área do quadrado corresponde ao tamanho da superfície dessa figura? Portanto, é encontrada fazendo multiplicação do seu comprimento pela sua altura da figura. E o perímetro que representa o contorno de uma figura geométrica é facilmente encontrado somando a medida do comprimento de todos os lados.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional.Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações: Áreas e perímetros de figuras poligonais |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Habilidades | (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.(GO-EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes. |
Proponentes/ Professores: | Wanessa Gomes Chagas GuimarãesMatheus Timóteo de Oliveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Odília Mendes de Brito |
CRE: | Brasil de Ramos |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º Ano – Corpo Expressão e Movimento