Beleza pessoal? Com a pandemia muitos hábitos mudaram na nossa vida e alguns desses afetam diretamente a parte financeira de nossas casas, o que você vai aprender com essa atividade é perceber dentro dos gastos mensais o que aumentou e o que diminui com a pandemia.
Estamos passando por momentos que não planejamos, a pandemia pegou as famílias de surpresa e as desafia a cada dia para novas adaptações, é possível identificar o aumento de alguns gastos, tais como: alimentação, energia e água, por outro lado houve uma redução nos gastos com transporte. Para lidar com esse novo cenário é necessário a colaboração de todos, a simples atitude de evitar luz ligada sem necessidade, diminuir o tempo no banho e retirar da tomada aparelhos após utilizá-los, já podem ser um diferencial na economia familiar. As atividades aqui apresentadas trazem uma reflexão de como um bom planejamento pode ajudar a evitar gastos desnecessários e investir no que realmente precisam no momento.
ATIVIDADE 1
Primeiramente vocês vão assistir ao vídeo: Pandemia e isolamento levam famílias a repensar gastos:
Ainda para exemplificar vou relatar o aconteceu comigo em relação ao meu deslocamento de casa para as escolas em que trabalho. Antes da pandemia e o isolamento social eu ia de carro para as escolas que trabalho e rodava 100 km por dia consumindo em média 10 litros de combustível por dia. Se cada litro de etanol é R$ 2,59 então eu gastava antes da pandemia 2,59 x 10 x 21 (dias letivos ou dias do mês que havia aula tirando sábado e domingo) que dava R$ 543,90. Hoje em dia o gasto com combustível reduziu muito, estou rodando 20 km por dia o que dá 2 litros por dia e fazendo o mesmo cálculo o gasto no mês fica assim 2,59 x 2 x 21 (Considerando só os dias letivos ou dias do mês que havia aula tirando sábado e domingo) que dá atualmente R$ 108,78. Agora é com vocês relatem o que aconteceu com uma despesa da sua casa que aumentou mostrando com cálculos se necessário ou valores de como era antes e como ficou depois, e uma despesa que diminuiu mostrando também com cálculos se necessário ou valores de como era antes e como ficou depois.
ATIVIDADE 2
Considere a tabela abaixo onde o aluno João Gabriel preencheu com as despesas de fevereiro a junho de 2020:
DESPESAS | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO |
Energia | R$ 125,69 | R$ 131,45 | R$ 202,13 | R$ 210,32 | R$ 207,89 |
Habitação | R$ 650,00 | R$ 650,00 | R$ 650,00 | R$ 650,00 | R$ 650,00 |
Saúde/Farmácia | R$ 110,27 | R$ 90,00 | R$ 45,00 | R$ – | R$ 32,56 |
Responda:
a) Qual foi o total gasto com Energia no período de fevereiro a junho de 2020?
b) Qual foi o total gasto com Habitação no período de fevereiro a junho de 2020?
c) Qual foi o total gasto com Saúde e Farmácia no período de fevereiro a junho de 2020? d) Comparando só os meses de fevereiro (Sem pandemia) e Abril (com a pandemia e a orientação do isolamento social) diga qual despesa aumentou, qual diminuiu e qual permaneceu constante?
d) Comparando só os meses de fevereiro (Sem pandemia) e Abril (com a pandemia e a orientação do isolamento social) diga qual despesa aumentou, qual diminuiu e qual permaneceu constante?
ATIVIDADE 3
Dicas para o orçamento familiar
» Liste todas as despesas fixas, tais como: Energia, água, internet.
» Determine os gastos essenciais de sobrevivência, tais como: Alimentação e higiene.
» Quais gastos supérfluos podem ser evitados? Importante: Pesquise preços antes de efetuar uma compra, por meio de aplicativos ou sites.
Importante: Pesquise preços antes de efetuar uma compra, por meio de aplicativos ou sites.
Saiba Mais / Referências:
►Texto (Reportagem) 1 –Renda de famílias pobres deve ser 20% mais afetada pelo coronavírus do que a média.
►Texto (Reportagem) 2 –Nas classes D e E, 51% perderam metade da renda ou mais na pandemia.https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2020/05/nas-classes-d-e-e-51-perderam-metade-da-renda-ou-mais-na-pandemia.shtml
Componente Curricular | Matemática |
Objeto de Conhecimento | Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações. Operações com números racionais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. |
Habilidades | (EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica. (EF07MA11-A) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias, em situações diversas. (EF07MA11-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, arelação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas como o usode escalas em mapas, o uso de representações de decimais exatos, porcentagens edízimas periódicas. |
Proponentes/ Professores: | Leonice Vieira dos Santos Henrique Aparecido Silveira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Nadal Sfredo |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo