Vocês sabiam que entre um número e outro tem vários números menores?
Calma, parece complicado, mas eu vou explicar.
É assim: você já viu uma régua?
Entre o 1 e 2 tem vários risquinhos, não é?
Tem o 1,1; 1,2; 1,3; 1,4; … até o 1,9. E depois o vem o 2.
E vocês já viram a temperatura em um termômetro?
Acontece a mesma coisa.
A temperatura do nosso corpo é em torno de 36 graus célsius.
Podemos ter até um pouquinho mais do que 36: 36,4; 36,8… mas quando chega a 37 graus é porque já estamos com febre.
E por falar em febre, vocês têm se cuidado?
A Luisa, coitada, ficou doente.
Mas calma, foi apenas um resfriado.
Tomara que ela melhore logo para poder ajudar na campanha de reciclagem da escola!
Vamos ver? Basta dar Play no vídeo acima!
Quanta coisa aprendemos com essa turminha.
Vamos relembrar?
Um real é a mesma coisa que 100 centavos, certo?
Então qual é maior: um real ou 90 centavos?
O número 90 é maior do que o número 1. Mas esse 1 é de real e 90 é dos centavos.
Se um real são 100 centavos, e 100 é maior do que 90, então um real é maior do que 90 centavos!
Se eu tiver um pacote de um quilo e meio de macarrão e outro pacote de um quilo, qual é mais pesado?
E aí, descobriram?
Um quilo tem só um quilo. Um quilo e meio é igual a um quilo mais um pouco.
Então um quilo e meio é maior do que um quilo!
E essa história de reciclagem?
Quem vai contar um pouquinho para gente sobre isso é a Luna!
Separar o plástico é fácil e muito importante para cuidarmos da natureza.
Como você faz com o lixo aí na sua casa?
Convide os adultos a separar o plástico!
Conte para eles que quando o plástico é jogado no lixo comum, ele acaba indo parar na natureza e poluindo rios e mares.
Destroem até a vida de alguns animais.
Mas sabem, tem uma coisa que é ainda mais importante do que reciclar: Reduzir!
Por exemplo: em alguns lugares as verduras e frutas vêm cheias de embalagens plásticas, mas esses alimentos já tem uma embalagem natural, que é a casca.
Ou seja, é melhor escolher frutas e verduras sem embalagens!
Outra dica é levar a própria sacola quando for às compras.
Assim você não precisa pegar um monte de sacolinhas plásticas!
Além de reciclar e reduzir, tem mais uma palavra começada com R que é fundamental para cuidarmos da natureza.
Reutilizar!
É quando criamos um novo uso para um objeto que não serve mais.
Nosso encontro está chegando ao fim, mas se quiser saber mais, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!
Um beijo e até a próxima!
HABILIDADES |
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. (EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. (EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros. (EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
Fonte: Programa Vamos Aprender: Fundação Lemann