You are currently viewing Geografia – As ruas de ontem e as ruas de hoje

Geografia – As ruas de ontem e as ruas de hoje

Olá!

Quando você sai de casa com alguém da sua família costuma observar a paisagem das ruas por onde passa? Compara as semelhanças e as diferenças existentes entre elas?

Hoje iremos ampliar nossos conhecimentos acerca das ruas de ontem e de hoje ao longo do tempo.


Observar e identificar os elementos de uma paisagem e descobrir que as ruas nem sempre foram do mesmo jeito, como conhecemos hoje, pode ser uma atividade interessante.

Fazer suposições sobre as mudanças e permanências nas paisagens ao longo dos anos, com certeza será muito divertido.

Vamos ver isso juntos? 

Atividade 1

Observe as gravuras abaixo:

Rua sem asfalto

Rua Antonio Estevão Leal, bairro Jardim das Paineiras. Foto: Rádio Caçula

Disponível em: https://www.radiocacula.com.br/noticias/reporter-news/sem-asfalto-moradores-convivem-com-poeira-e-terra-seca. Acesso em 09 de jun. de 2020.

Rua asfaltada

Disponível em: https://www.veiculosdahora.com.br/obras-do-minha-rua-asfaltada-avancam-em-diversos-bairros-da-capital/. Acesso em: 09 de jun. de 2020.

Rua com bloquete

Disponível em: https://www.cataguases.mg.gov.br/2018/10/22/obras-de-infraestrutura-e-de-pavimentacao-em-bloquetes-revitalizam-o-bairro-jardim/. Acesso em: 09 de jun. de 2020.

Que tipo de imagens são estas?

Essas imagens mostram o quê?

Você conhece algum local parecido com estas imagens? Qual local?

Atividade 2

Esta foto a seguir é da Avenida Anhanguera, em Goiânia, que é uma das principais avenidas da cidade. Ela liga a Região Oeste da cidade com a Região Leste. Esta ligação é feita pelas pistas para os carros comuns e pela linha exclusiva para os ônibus.

Comparativo da Avenida Anhanguera para aniversário de Goiânia (Foto: Adriano Zago - Hélio de Oliveira)

Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html. Acesso em: 09 de jun. de 2020.

E a sua rua, o que você sabe sobre ela? Como ela era e como está hoje?

Você conhece a história da rua onde você mora?

Ela sempre teve o nome que tem hoje?

Em sua opinião, o que precisa mudar na sua rua? Por quê?

Vamos desenhar?

Faça um desenho da sua rua como ela é hoje e outro como você imagina que ela ficará após as mudanças que você acredita que são necessárias.

Atividade 3

Você conhece a música “Se essa rua fosse minha”? Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=62neoNbYesg
Fonte: Youtube, “SE ESSA RUA FOSSE MINHA ⭐ música infantil ♫ HD ” do canal
Leaozinho Voador

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=62neoNbYesg

Como você acha que seria essa rua?

Como seria a convivência dos moradores desta rua?

Será que haveria carros?

Como seria o trânsito?

Você gostaria de morar numa rua como esta?

Atividade 4

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo de uma avenida muito movimentada por carros, motos e ônibus.

Fonte: Youtube, “Poluição sonora – comparem o barulho das motocicletas com o produzido por outros” do canal João Carlos Cascaes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=50GFFTifYe8

Assista ao vídeo novamente, agora com os olhos fechados. Escute o barulho de cada veículo. Observe o som produzido pelos carros, pelo ônibus e pelas motocicletas.

Como seria morar perto de uma avenida como esta?

Que sugestão você daria para que sua rua não torne no futuro uma fonte de poluição sonora, como a que acabamos de assistir no vídeo?

Atividade 5

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo “My Family” 

Fonte: Youtube, “MY FAMILY 1-Kids vocabulary – Family members – Daddy- Mommy- English for kids – English” do canal PIÑITA TV.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u9kpdmCtO34

Agora que aprendeu o nome do seu grupo familiar em inglês, treine a pronúncia e escreva as palavras no caderno, em inglês e português.


ComponentesHabilidades
Geografia(EF02GE05-A) Analisar as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes  tempos, com ênfase nas imagens de sua comunidade.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 2º ano – B


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.