You are currently viewing Ciências – O átomo

Ciências – O átomo

Olá! Nesse encontro iremos entender o que são os átomos, como se unem e formam as substâncias que nos permite compreender algumas características dos materiais que estão a nossa volta.


ATIVIDADE 1

Leia o texto:

O átomo

Por volta de 2.500 anos atrás, um filósofo grego de nome Demócrito considerou que, se dividíssemos um pedaço de madeira em pedaços cada vez menores, chegaríamos a uma partícula que seria indivisível. A essa partícula o filósofo deu o nome de “átomo”, que em grego significa “não (= a) divisível (= tomo)”. Surgiu assim o conceito de átomo como a menor parte da matéria.

No tempo de Demócrito, ainda não era possível verificar se essa teoria era mesmo verdadeira. Não havia instrumentos tecnológicos capazes de analisar partículas tão pequenas e o conhecimento científico ainda não possuía um instrumental teórico adequado.

Hoje nosso conhecimento sobre o átomo é bem diferente. Sabemos que é divisível e formado por outras partículas ainda menores. O desenvolvimento das ciências e da tecnologia, bem como a descoberta de novos materiais e elementos químicos, tornou possível a obtenção de imagens de átomos com o auxilio de instrumentos de alta tecnologia.


Atividade 2

Com base no texto responda as questões abaixo:

a) Identifique as palavras do texto que você desconhece. Encontre os significados dessas palavras e registre em seu caderno.

b) Quais são os átomos mencionados no texto?

c) Por que, segundo o texto, o conceito de átomo se modificou ao longo dos anos?

d) Qual a profissão de Demócrito?


Atividade 3

O hidrogênio, o oxigênio, o carbono e o nitrogênio são os átomos mais comuns nos seres vivos. Não é por acidente que os sistemas vivos são constituídos principalmente desses átomos e não de outros, também presentes na superfície e na atmosfera terrestre. Em primeiro lugar, esses átomos são livres, de modo que podem existir como gases simples, sós, ou como, no caso do carbono, em combinação como outros átomos; aém disso, podem dissolver-se na água. Em segundo lugar, também por causa de sua estrutura, são capazes de combinar-se uns com os outros na formação de grande número de compostos estáveis.

Helena Curtis. Biologia. 2.ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

Identifique as palavras do texto que você desconhece. Encontre os significados dessas palavras.


Saiba Mais | Referências:

“O Que É Um Átomo? | Vídeos Educativos para Crianças” – Canal: Aula365 – Brasil
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_XgUZ5SuL18

Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoIdentificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo) e reconhecer sua evolução histórica.
ProfessorEder Dasdoriano Porfirio
Instituição EducacionalE. M. Amâncio Seixo de Brito
CREMaria Helena Batista Bretas

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries