Olá! Nesse encontro iremos entender o que são os átomos, como se unem e formam as substâncias que nos permite compreender algumas características dos materiais que estão a nossa volta.
ATIVIDADE 1
Leia o texto:
O átomo
Por volta de 2.500 anos atrás, um filósofo grego de nome Demócrito considerou que, se dividíssemos um pedaço de madeira em pedaços cada vez menores, chegaríamos a uma partícula que seria indivisível. A essa partícula o filósofo deu o nome de “átomo”, que em grego significa “não (= a) divisível (= tomo)”. Surgiu assim o conceito de átomo como a menor parte da matéria.
No tempo de Demócrito, ainda não era possível verificar se essa teoria era mesmo verdadeira. Não havia instrumentos tecnológicos capazes de analisar partículas tão pequenas e o conhecimento científico ainda não possuía um instrumental teórico adequado.
Hoje nosso conhecimento sobre o átomo é bem diferente. Sabemos que é divisível e formado por outras partículas ainda menores. O desenvolvimento das ciências e da tecnologia, bem como a descoberta de novos materiais e elementos químicos, tornou possível a obtenção de imagens de átomos com o auxilio de instrumentos de alta tecnologia.
Atividade 2
Com base no texto responda as questões abaixo:
a) Identifique as palavras do texto que você desconhece. Encontre os significados dessas palavras e registre em seu caderno.
b) Quais são os átomos mencionados no texto?
c) Por que, segundo o texto, o conceito de átomo se modificou ao longo dos anos?
d) Qual a profissão de Demócrito?
Atividade 3
O hidrogênio, o oxigênio, o carbono e o nitrogênio são os átomos mais comuns nos seres vivos. Não é por acidente que os sistemas vivos são constituídos principalmente desses átomos e não de outros, também presentes na superfície e na atmosfera terrestre. Em primeiro lugar, esses átomos são livres, de modo que podem existir como gases simples, sós, ou como, no caso do carbono, em combinação como outros átomos; aém disso, podem dissolver-se na água. Em segundo lugar, também por causa de sua estrutura, são capazes de combinar-se uns com os outros na formação de grande número de compostos estáveis.
Helena Curtis. Biologia. 2.ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 1977.
Identifique as palavras do texto que você desconhece. Encontre os significados dessas palavras.
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo) e reconhecer sua evolução histórica. |
Professor | Eder Dasdoriano Porfirio |
Instituição Educacional | E. M. Amâncio Seixo de Brito |
CRE | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries