You are currently viewing Ciências da Natureza – Órgãos dos sentidos

Ciências da Natureza – Órgãos dos sentidos

Olá!

Já parou para pensar que sem os órgãos dos sentidos nada seríamos?

São eles que nos permitem enxergar, ouvir, saborear o alimento, sentir os cheiros agradáveis e os desagradáveis, além de nos permitir sentir tudo aquilo que toca nossa pele.

Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor.

Temos cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato.

Todos são muito importantes, pois nos garante a sobrevivência, quando reagimos ao perigo e aos sons de advertência por meio das sensações de fome, de dor, de frio, de sono.

Atividade 1

Clique no vídeo abaixo para cantar e dançar a música sobre os cinco sentidos. Convide sua família para ouvir com você.

“5 Sentidos – Músicas e Canções infantis” – Canal: Multiland – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8PIa7bBBrc0&feature=emb_title

A música fala dos cinco sentidos dos seres humanos.

Agora converse com sua família sobre as questões:

a) Quais são os cinco sentidos?

b) Qual órgão do sentido é responsável pelo que sinto?

c) Quando pego um objeto de uma caixinha, o que utilizo para isso?

d) E quando escuto diferentes sons?

e) Quando como um doce?

f) E quando olho as árvores na rua da minha casa?

g) E o cheiro do jantar?


Atividade 2

Observe a gravura abaixo com os 5 sentidos em inglês. Vamos ler e classificar os diferentes sentidos, além de provar, ouvir, sentir, tatear e cheirar.

Se for necessário use o dicionário ou o tradutor.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/40321359150310356/. Acesso em: 16 de jun. de 2020.

Atividade 3

Agora que você já leu e treinou bastante o cartaz com os 5 sentidos em inglês, identifique na imagem abaixo cada órgão correspondente ao seu sentido.

Registre no seu caderno conforme o modelo: olhos – see.


Clique no vídeo abaixo e assista “O Brasil visto de cima”.

“Brasil Visto de Cima” – Canal: Maria TV – Link: https://www.youtube.com/watch?list=PLe3SAVVJXsGpS3cd3xf45THEpfsvUrh-7&v=BD0dgOj1JyE&feature=emb_title

Gostou do vídeo?

Agora responda:

1- Você já voou em um balão?

2- O que você gostaria de ver lá de cima?

3- Se estivesse voando em um balão, qual a posição veria o mundo? Como veria as casas, os objetos?


Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-12062013-0702/publico/2012_ElizabethDeSouzaMachadoHess_Apendice.pdf. Acesso em: 16 de jun. de 2020.

Atividade 5

Observe a gravura abaixo e responda:

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/55450639150974678/. Acesso em 16 de jun. de 2020.

A) Na gravura acima, as casas foram fotografadas: de cima e de lado, numa visão oblíqua ou de cima, numa visão vertical?

B) Qual gravura abaixo representa os telhados das casas da gravura acima sendo visto de cima, numa visão vertical? Os telhados da direita ou os telhados da esquerda?


ComponentesHabilidades
Ciências da Natureza(EF01C/02-A/B/C) Localizar, nomear e representar, por meio de desenhos, partes do corpo humano (incluindo órgãos dos sentidos) e explicar oralmente suas funções.

Anos iniciais – 1º ano – Experiências e Curiosidades


REGIME DE COLABORAÇÃO – UNDIME