You are currently viewing Vamos brincar de casinha e cozinhadinho?

Vamos brincar de casinha e cozinhadinho?

Fonte: Youtube canal – SME

Na postagem da 1º semana de Agosto Brincadeira de casinha: criando e reinventando a vida!, apresentamos o vídeo Território do Brincar – Série de MiniDocs – Casinhas e Guisadinhos no Vale do Jequitinhonha-MG que trouxe um pouco de como as crianças dessa região do país brincam de casinha e de cozinhadinho, usando lençol, brinquedos, utensílios da cozinha, sucata e elementos da natureza, como terra, água, gravetos, folhas e flores.


Então, que tal criar junto com sua criança  uma brincadeira de casinha ou de cozinhadinho?


A brincadeira pode começar organizando o espaço, usando alguns materiais, como um lençol e algumas cadeiras, que se transforma em casinha, cabana, caverna, toca, túnel, castelo, tenda, barraca, ou até mesmo um casulo ou um ninho, que acolhe brincadeiras nas quais as crianças criam e imaginam, elaboram histórias, experimentam diferentes papéis, descobrindo e compreendendo mais sobre si mesmas e sobre o mundo.

Esses lugares também podem servir como refúgios das crianças, nos quais elas ficam quando precisam de um tempo sozinhas, seja para pensar, imaginar, criar, brincar. Esses momentos precisam ser respeitados pelos adultos, pois são importantes para o processo de compreensão da criança sobre si mesma, sobre o outro, sobre o mundo e os acontecimentos que a cerca.


Nas brincadeiras de casinha, cozinhadinho, cabana, entre outras, que podem ser criadas dentro de casa ou no quintal, você e seu filho podem usar diferentes objetos, como brinquedos, sucatas, caixas, utensílios da cozinha, bem como elementos da natureza, como terra, água, gravetos, folhas e flores. Vocês podem exercer diferentes papéis, como o de mãe, pai, avó, avô, filho, neto, cozinheiro, entre outros.

Entrem sem pedir licença e fiquem à vontade. Brincar de casinha e de cozinhadinho é um convite universal.


Créditos

ProponentesGerência de Educação Infantil
CuradoriaGerência de Educação Infantil
Professor(a) convidado(a)Rilson Lopes Júnior
ParceirosFundação Lemann