You are currently viewing Pesquisar para empreender

Pesquisar para empreender

Para empreender com sucesso é importante que se faça uma pesquisa de mercado. Com os resultados da pesquisa, podemos fazer uma análise do mercado que pretendemos atuar e direcionar nossa ação. Vamos aprender como fazer uma pesquisa de mercado?


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo que aborda o tema “O que é uma pesquisa de mercado?”

Fonte: YouTube. O que é uma pesquisa de mercado? Canal BUSTV

Atividade 2

As pesquisas de mercado podem ser de dois tipos diferentes.

A seguir, leia os conceitos de pesquisa censitária e amostral.

https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/probabilidade-e-estatistica-7ano/planejar-e-realizar-pesquisas/a/tipos-de-pesquisas


Atividade 3

Agora, vamos imaginar que você irá abrir uma lanchonete em uma feira.

Sabendo que circulam nesta feira em torno de dez mil pessoas por dia, e você quer saber quais são as quitandas e os salgados de preferência dos frequentadores, responda:

  • Qual tipo de pesquisa é mais viável para você fazer manualmente em um formulário, censitária ou amostral?

Escreva, em seu caderno, o porquê da sua escolha.


Atividade 4

A pesquisa amostral é escolhida nos casos em que há muitos entrevistados.  Imagine o quanto é difícil entrevistar dez mil pessoas. No link a seguir, você encontrará os resultados de uma pesquisa amostral para a situação da feira.

A pergunta feita aos entrevistados foi: “qual o seu salgado ou quitanda preferidos?”. Acesse o link e veja as respostas:

https://drive.google.com/file/d/1zyYb0W_Z47WBFV9Zc8PQZa5b6vc9ucS3/view?usp=sharing


Atividade 5

Imagine-se agora como um empreendedor.

Existe algo que você queira vender? Pensando nisso, elabore, escrevendo em seu caderno, uma pesquisa de mercado, com opções como no exemplo da Atividade 4.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0601) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, incluindo os conceitos de máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum.
(EAJAMA0635) Planejar e realizar pesquisa, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos.