Olá! Nós vivemos em um mundo que é rodeado de sons, não é mesmo? Todos esses sons que ouvimos possuem características próprias, e nem todos eles são musicais. Assim, os sons podem não apenas serem escutados, mas também, observados e classificados de acordo com alguns parâmetros. Vamos ver e ouvir sobre isso?
Estamos em um mundo cheio de sons e claro, nem todos eles são musicais. Esses diversos tipos de sons podem ser além de escutados, classificados de acordo com alguns parâmetros que nos auxiliam para melhor compreendermos essa questão. Nesta atividade vamos observar algumas das características que podemos perceber para classificarmos os diversos tipos de sons que ouvimos. Vamos lá!
Atividade 1
Acesse o Link abaixo e assista ao vídeo sobre os parâmetros do som.
Atividade 2
Após assistir ao vídeo, pense e recorde-se de quais são os quatro parâmetros do som.
Em seguida, registre quais são esses parâmetros em seu caderno. Se for preciso assista o vídeo novamente.
Atividade 3
Além dos sons musicais existem outros tipos de sons.
Pense nos sons que normalmente você escuta na sua casa e das vozes das pessoas que moram com você ou que conheça. Se tiver bichos de estimação, repare no som que cada um produz e até mesmo nos sons que você normalmente escuta em seu bairro.
Agora, escolha três desses sons que você observou e descreva em seu caderno as propriedades de cada um deles.
Atividade 4
Ouça uma música que você goste de dançar e busque reconhecer a intensidade do som.
Convide os seus colegas para ouvir esta música pelas redes sociais, e aproveite e dance um pouco.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Arte | (EAJAAR0447) Reconhecer, identificar e demonstrar os parâmetros do som na música por meio de audição e práticas diversas. |
Educação Física | (EAJAEF0421) Praticar diferentes modalidades de danças. |
Português | (EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa. |