O objetivo dessa atividade é mostrar como calcular a área de quadriláteros, especificamente de regiões retangulares que constituem a base (o piso) de ambientes residenciais em construções ou reformas. Também visa planejar e calcular os custos de uma reforma ou construção de um imóvel.
É importante que o orçamento de uma obra contenha uma descrição detalhada do recurso financeiro disponível para realizá-la e dos trabalhos a serem feitos, mão-de-obra, materiais, etc. Para mensurar os custos tanto de material quanto da mão-de-obra é necessário saber a área de todos os ambientes e do imóvel a ser construído ou reformado. Você já fez um orçamento para reformar ou construir um imóvel? Já calculou a área dos ambientes de sua residência? Vamos aprofundar nesse assunto?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo “Como calcula a área construída? PASSO A PASSO”. Convide seus amigos para assistir com você e procurem dialogar se vocês já sabiam como calcular a área de um imóvel.
Atividade 2
A seguir temos uma ilustração de uma Planta Baixa de uma casa. As medidas de comprimento dos ambientes estão em metros (m). É uma casa de 5 ambientes: 2 dormitórios, banheiro, cozinha e sala. Supondo que você seja um construtor e faça casas para vender, responda as perguntas abaixo que determinarão o preço de venda do imóvel:
- Determine a área de cada ambiente em metros quadrados (m2)
- Determine a área total da casa.
- No planejamento, foi feita uma previsão de gastos com materiais e mão-de-obra, em que foi apurado que para cada 1m2 de área construída, serão gastos R$ 1.250,00. Nesse sentido qual o gasto total previsto para construir a casa?
Atividade 3
Para fazer uma reforma em sua casa é necessário planejamento e orçamento dos gastos e da sua disponibilidade financeira para fazer a obra. Suponha que você queira fazer uma reforma em sua casa (trocar o piso da cozinha e da sala) e para isso deverá ter um orçamento de gastos e de recursos para realizá-la. Construa um orçamento com os custos de mão-de-obra e materiais, lembre-se que é necessário calcular a área desses ambientes para fazer o orçamento.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas. Interpretar, resolver situações-problema que envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira. Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (regra de três simples e composta). Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação). Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área. |
Língua Portuguesa | Planejamento/ produção/ interpretação/ análise de textos de conhecimentos científicos/ pesquisas. |