O objetivo da atividade é conhecer acidentes envolvendo a radioatividade, como o ocorrido em Chernobyl e reconhecer seu papel de destruição.
Em abril de 1986, o acidente ocorrido na Usina Nuclear de Chernobyl, obrigou os habitantes da cidade de Pripyat, na Ucrânia, a deixarem seus lares e evacuar a cidade devido à alta radiação, transformando-a em uma cidade fantasma. Ainda é alta a quantidade de radiação no local, portanto, Pripyat não pode ser novamente habitado.
Atividade 1
Entenda um pouco como ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl. Acesse o link abaixo e faça a leitura.
Atividade 2
Em 2016, trinta anos após o acidente, a Radio Free Europe / Radio Liberty criou uma ferramenta de realidade virtual, para que o mundo todo pudesse visitar a cidade fantasma sem sair de casa. Assista ao vídeo “Chernobyl 30 Years Later, In 360” no link abaixo e confira.
Você visitará a cidade de forma virtual, e poderá ver como ela ficou após 30 de evacuação. Se você fizer essa viagem no celular, poderá movimentá-lo e a sensação será de uma caminhada pela cidade fantasma.
Pelo computador você terá que movimentar a “mãozinha” que aparece, com o mouse.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Conhecer acidentes envolvendo a radioatividade, como o ocorrido em Chernobyl e em Goiânia (Césio-137).Distinguir armas químicas e biológicas e reconhecer o seu poder de destruição. |
EAJA – 2° Segmento– Experiências e Curiosidades – 8ª série