You are currently viewing A Cidade e o Campo

A Cidade e o Campo

A cidade e o campo
Canal: Portal Conexão Escola
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5fK9vQRcEAI&feature=youtu.be

Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Na zona rural são desenvolvidas atividades de produção de alimentos ou de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam e concentram todas as atividades industriais e relação de serviços fundamentais a vida do homem.

Nessa atividade veremos a importância da relação entre o campo e a cidade e como isso influência nossas vidas. 

Atividade 1

O poema o homem do campo retrata a luta diária do agricultor.

Acesse o link e leia o poema junto com seus familiares.


Atividade 2

Depois de lerem o poema, proponha um diálogo sobre as diferenças dos hábitos de vida entre o homem do campo e o homem da cidade. 


Atividade 3

Agora, em seu caderno, escreva um poema falando das diferenças entre o campo e a cidade.

Sabendo que em um poema você pode utilizar rimas (combinação dos sons entre palavras, no final de cada verso) e versos (cada linha do poema).

Se precisar veja novamente o poema da “Atividade 1”


Atividade 4

A música “Vivendo aqui no mato” retrata uma rotina de vida simples sem influência das tecnologias.

Ainda na companhia de sua família, acesse o link e juntos assistam ao vídeo 

Trio Parada Dura – Vivendo Aqui No Mato (Ao Vivo) ft. Zé Neto & Cristiano
Canal: Trio Parada Dura
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=v9mGFXaL5z4

Atividade 5

Agora proponha à sua família um diálogo sobre como a tecnologia alterou a vida de algumas famílias rurais. 

Juntos elaborem um texto dissertativo que fale sobre essas mudanças. Vocês podem fazer uma comparação de como era o trabalho rural, antes das tecnologias e como ele acontece nos dias de hoje. 

Não esqueça de dar um título a seu texto.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
CiênciasCompreender os diferentes objetos de uso do cotidiano, sua origem e produção.
GeografiaProblematizar as relações campo/cidade nos diferentes espaços cotidianos, observando aspectos culturais, sociais e econômicos;
Perceber em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica dos grupos de diferentes origens, desenvolvendo o respeito por essas diferenças.
Língua PortuguesaApreciar poemas visuais, concretos e ciberpoemas (vídeos, áudio e interatividade).
Estabelecer os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão em situações de uso.
Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem).
Planejar a produção do texto de acordo com a situação comunicativa.