Você consome transgênico?
Quando ouvimos falar em Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e Organismos Transgênicos (OT), várias perguntas podem vir à tona.
Você sabe dizer o que são Organismos Geneticamente Modificados? E Organismos Transgênicos? Sabe a diferença entre eles? Como são criados? Será que esses organismos podem trazer impactos para o meio ambiente?
Com o avanço da Biotecnologia, muitos alimentos que compramos nos supermercados são produzidos a partir de OGM, por isso, é muito importante sabermos o que estamos consumindo!
Vamos lá?!
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)”. Mas, antes, não se esqueça de pegar seu caderno para anotar o que considerar mais importante!
Atividade 2
Reflita:
- O que é um Organismo Geneticamente Modificado (OGM)?
- Qual é a diferença entre um OGM e um produto transgênico?
Atividade 3
No ano de 2014, completou-se 20 anos do desenvolvimento do primeiro produto alimentar geneticamente modificado no mundo – um tomate com maior durabilidade criado na Califórnia, Estados Unidos.
Hoje em dia, o mercado de OGM na agricultura é bem maior, devido à boa propaganda que é feita.
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo: “OGMs USAM MENOS AGROTÓXICOS?” e reflita sobre essa propaganda.
Atividade 4
Para regulamentar a pesquisa de manipulação genética, no ano de 2005 foi promulgada a Lei de Biossegurança.
A criação dessa Lei foi importante, pois a presença de OGM no meio ambiente exige cuidados devido aos riscos e danos, ainda desconhecidos, que podem ocorrer.
Para aprender mais sobre essa Lei, clique no link abaixo para ler o artigo: “O QUE SÃO ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS?”, embasado nos Direitos Ambiental e Constitucional.
Atividade 5
A partir das informações contidas nos vídeos das atividades 1, 2 e do texto da atividade 3, elabore um artigo de opinião sobre os aspectos positivos e negativos da utilização de OGM para o meio ambiente e para a nossa alimentação. Compartilhe as informações com seus amigos e familiares.
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências (Educação Ambiental) | (EAJACI0815) Associar características hereditárias individuais e coletivas ao DNA. (EAJACI0817) Reconhecer o uso da biotecnologia como avanço tecnológico que possibilita a manipulação genética e analisar suas consequências. |