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Geografia – Goiânia – A Nova Capital

Nessa atividade, vamos aprender sobre a construção da Capital do Estado de Goiás – Goiânia.


Atividade 1

Realize a leitura do texto “A história da fundação de Goiânia, uma das mais modernas capitais do Brasil.” , disponível no link:

https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm

E aprenda sobre a capital do Estado de Goiás.


Atividade 2

Assista a reportagem especial realizada em 2018 da série em Homenagem aos 85 Anos de nossa jovem Capital, Goiânia. “GOIÂNIA HISTÓRIAS ANTIGAS” -TV Alego “. Disponível no link:

“Reportagem Especial – Goiânia 85 anos: histórias antigas” – Canal: TV Alego –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3tsb7o6ACHc

Após assistir a reportagem, discuta com familiares e amigos sobre a importância da Capital do Estado.

Anote em seu caderno as mudanças ocorridas ao longo tempo na Capital.


Atividade 3

Para complementar, assista o vídeo da TV Goiânia disponível no link:

“História de Goiânia” – Canal: JunimHARD
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dunvc1PKSPU

Saiba Mais | Referências:

Campinas é um bairro, mas já foi município!

Você sabia que o Bairro de Campinas era um pequeno município conhecido de Campininhas das Flores? Esse era o local onde as pessoas que construíam a nova capital compravam mantimentos e iam se divertir, nos momentos de lazer. Esse local foi escolhido como centro de apoio à Construção da nova capital. Fundado em 1810, que se ligou inicialmente a Bonfim (atual Silvânia) e, depois a Barro Preto (atual Trindade). Nasceu ao redor do Santuário de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, atual matriz de Campinas. O bairro tem (210) duzentos e dez anos. Sendo o mais antigo e tradicional de Goiânia. Um lugar bonito que nos faz refletir como eram as principais construções.


Componente(s) Curricular(res)Urbanização, industrialização e modernização; A construção de Goiânia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0823) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
ProfessorAlessandra Bezerra da Silva
Instituição EducacionalEscola municipal Amâncio de Seixo Brito e Maria Helena Batista Bretas
CREMaria Helena Batista Bretas

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries