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O que é uma República?

Você já deve ter visto várias vezes em filmes, livros e animações, algumas situações e lugares em que as pessoas são governadas por reis, não é mesmo? Também já deve ter reparado que aqui, no Brasil, nós não temos um rei no poder, e, sim, um Presidente da República. Reflita um pouco sobre as diferenças que você consegue perceber entre os dois. Refletiu? Então vamos lá!


Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “AGU Explica – República”. Convide seus familiares para assistirem também. Se necessário, pause e retome com calma para aprender os conceitos apresentados.

“AGU Explica: República” – Canal: Advocacia-Geral da União – AGU – Link: https://www.youtube.com/watch?v=e1Vk4XWN0gk

Atividade 2

Após assistir ao vídeo, discuta com seus familiares, pondere e depois produza um texto, em seu caderno, respondendo:

* Quais são as principais diferenças entre uma Monarquia e uma República?

Atividade 3

A Constituição da República Federativa do Brasil descreve, em seus primeiros artigos, os princípios e objetivos que devem, obrigatoriamente, reger a governança do nosso país. Repare que, na Constituição, está definido que o titular do poder é o povo. Veja só:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm


Atividade 4

Observe a charge a seguir, buscando compreender a forte crítica apresentada pelo autor:

Fonte: http://www.genildo.com/2020/04/

Atividade 5

Agora, pondere bastante, converse com outras pessoas e, então, escreva, em seu caderno, um texto problematizando as seguintes questões:

  • Atualmente, os princípios e objetivos definidos pela nossa Constituição estão sendo atendidos no Brasil?
  • Na sua opinião, o que é necessário mudar para que a gente consiga construir uma sociedade mais justa, solidária e livre?

ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0721) Compreender e problematizar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país.
(EAJAHI0507) Associar a noção de cidadania à democracia, aos princípios de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos.
(EAJAHI0506) Compreender os conceitos de cidadania e diversidade cultural.
Língua Portuguesa(EAJALP0707) Identificar a organização dos textos normativos e legais.
(EAJALP0708) Compreender o vocabulário técnico dos textos normativos e interpretar o caráter imperativo e coercitivo das leis.