Olá! Você já notou que somos diferentes uns dos outros? Seus amigos são parecidos ou diferentes de você? Hoje vamos aprender que pessoas diferentes podem ser amigas e que, além disso, podem aprender muito uma com a outra, exatamente por serem diferentes. Vamos lá?
ATIVIDADE 1:
Vamos ouvir história? Convide alguém da sua família, acesse o link abaixo e ouça a história “Teresinha e Gabriela” de Ruth Rocha, disponível no canal Marisildabiblioteca, no youtube:
ATIVIDADE 2:
Gostou da história? Você percebeu que Teresinha e Gabriela eram bem diferentes? Converse com alguém de sua família sobre a história “Teresinha e Gabriela”. Fale sobre as diferenças das personagens principais da história e como cada uma se sentia quando ouvia um amigo falar sobre outra criança. Você já se sentiu como Teresinha ou Gabriela? Como agiu diante das diferenças? Está com saudades dos amigos da escola?
ATIVIDADE 3:
Através da história “Teresinha e Gabriela” podemos perceber que não podemos ter um preconceito de uma pessoa só por aquilo que escutamos falar dela e, além disso, quando nos aproximamos de pessoas com modos diferentes de viver do nosso, podemos ter um grande crescimento pessoal, pois é por meio das diferenças que aprendemos uns com os outros.
Vamos então, aprender um pouco mais sobre o respeito as diferenças?
ATIVIDADE 4:
Você observou como as crianças se comportavam na escola de Charlotte? Você já vivenciou alguma situação parecida com a do vídeo em casa, no parque ou na escola? Como agiu? Você respeita as diferenças? Converse com alguém de sua casa e conte sobre o vídeo e o que aprendeu com a história.
ATIVIDADE 5:
Já imaginou como seria o mundo se todo mundo fosse igual? Ainda bem que somos diferentes! Que tal registrar o que aprendeu com os vídeos?
1- Em um caderno ou folha, faça um desenho representando a diferença. Você pode fazer um desenho de você e seus amigos na escola, na rua ou no parque.
2- Tente escrever uma lista com nomes de seus amigos. Veja algumas dicas importantes para ajudar você a escrever essas palavras:
• Observe quantas vezes você abre a boca para falar o nome que escreverá.
• Cada som que você fez, representa uma sílaba da palavra que você escreverá.
• Agora, tente encontrar as letras com esses sons e forme a palavra.
• Ao final, peça alguém de sua casa para ver se as ordens das letras estão corretas.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | História: A noção do “Eu” e do “Outro”: Língua Portuguesa: Escrita Autônoma |
Habilidades | (EF01HI06-A) Identificar e valorizar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.(EF01LP17-A) Planejar e reproduzir em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana. |
Proponentes/ Professores: | Elizangela Augustinho Pereira, Jaianne Camelo da Costa Passos, Michelle Alves de Oliveira Cunha, Sônia Maria Silva Sousa |
Instituição Educacional: | EM Bom Jesus |
CRE: | CENTRAL |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Ética e cidadania