Olá! Você sabe o quanto o patrimônio público é importante para nossa comunidade? Que é responsabilidade de todos cuidar desse patrimônio? Em nossa cidade, temos vários espaços públicos que servem a todos nós e preservá-los é um grande desafio educacional para nossa população. Vamos refletir e aprender sobre as nossas responsabilidades em relação à preservação dos patrimônios públicos de nossa cidade?
A cidade é composta de diversos patrimônios, alguns são públicos e outros privados. Os patrimônios privados pertencem às pessoas físicas e às empresas. Já os patrimônios públicos são bens coletivos que servem a toda comunidade. Entre eles estão as ruas, praças, parques, escolas e unidades de saúde, entre outros. Vamos refletir sobre o papel de cada um de nós na preservação desses patrimônios e como podemos, com pequenos gestos, contribuir nessa preservação.
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista, com a sua família, ao vídeo a seguir: “Público ou Privado? O Meio Ambiente é o nosso maior patrimônio!”
Atividade 2
Reflita:
- Quais são os patrimônios públicos que existem no bairro em que você mora?
- A comunidade do seu bairro se envolve em movimentos de cuidado, conservação e preservação desses patrimônios?
- Por que acondicionar o lixo adequadamente e não deixar a porta da sua casa suja são maneiras de preservação do patrimônio público?
- Como você pode contribuir para conscientizar seu vizinho em relação ao acondicionamento adequado do lixo em sua rua?
- Há espaços públicos de lazer no seu bairro? Quais?
Atividade 3
Agora é com você! Escreva um texto sobre a importância da coleta seletiva em sua comunidade.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0315) Listar e diferenciar os espaços públicos e privados, suas funções, estruturas e organizações. (EAJAHI0316) Identificar as relações de poder que envolvem os espaços públicos e privados na cidade. (EAJAHI0317) Compreender como os espaços públicos e privados se relacionam com a preservação ambiental |
Língua Portuguesa | (EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa. |