You are currently viewing Consumo Responsável – Energia Elétrica

Consumo Responsável – Energia Elétrica

Olá! Você observou através dos noticiários da TV, das conversas dos seus familiares, que os hábitos das pessoas mudaram, não é mesmo? Principalmente, com relação ao consumo de água, de energia elétrica e até da alimentação. Sabemos da importância da energia elétrica para nossas vidas. Então o que você e sua família podem fazer para economizar energia e poupar dinheiro? Vamos descobrir?

Em nossa casa utilizamos energia elétrica para que possamos ter mais conforto. Mas você já parou para pensar de onde vem essa energia? Como chega até nossas casa? Hoje vamos aprender sobre como surgiu a energia elétrica, onde a utilizamos e como economizar em seu uso. 

Atividade 1

Acesse o link abaixo e veja esse vídeo De Onde Vem a Energia Elétrica?

Fonte: YouTube. De Onde Vem a Energia Elétrica? #Episódio 3. Canal: De onde vem?

Atividade 2

Você já pensou que algumas atitudes erradas faz o consumo de Energia Elétrica aumentar? Por exemplo: colocar roupa para secar atrás da geladeira, forrar as grades da geladeira, tomar banhos demorados, entre outros. 

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo USO EFICIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

Fonte: YouTube. Turminha Eletro em: Uso Eficiente da Energia Elétrica. Canal: Escola Alfa.

Agora reflita com a sua famíla e registre as resposta no seu caderno

  1. Você e sua família costumam evitar desperdício de energia elétrica? O que vocês costumam fazer?
  2. Quais são as atitudes para evitar desperdício de energia elétrica, apresentadas no vídeo?
  3. Qual(ais) vocês ainda precisam praticar em casa?

Atividade 3

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo ENTENDENDO SUA CONTA DE LUZ. Convide sua família para assistir com você.

Fonte: YouTube. Entendendo sua Conta de Luz. Canal: Agência Nacional de Energia Elétrica.
  1. Você já teve a curiosidade de verificar a Conta de Luz de sua casa com sua família?
  2. Veja com um adulto a Conta da Energia Elétrica  e verifiquem juntos, os itens que aparecem no vídeo.
  3. O que vocês perceberam quanto ao item “Histórico de Consumo”?

Atividade 4

Observe em sua casa quais os objetos que necessitam da utilização da energia elétrica para funcionar. Reflita com algum adulto sobre uso responsável dessa energia elétrica. Em seguida escreva em seu caderno algumas “Orientações Para o Uso Responsável da Energia Elétrica em Nossas Casas”

Atividade 5

Observe a atitude do Cascão na charge abaixo e escreva um título para ela em seu caderno ou bloco de notas do celular.

http://2.bp.blogspot.com/_KafaFtnFe88/TKyJuIseDoI/AAAAAAAAfFg/-THuTtmn0WE/s1600/televis%C3%A3o.jpg

ComponentesHabilidades 


Matemática
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(EF05MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos e desconhecido.
(EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.
Língua PortuguesaEF15LP02-C) Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres
(EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital.(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.