Olá! Nesse período da pandemia, por motivo do coronavírus, as pessoas estão ficando mais em casa, o que causa um aumento no consumo de água, alimentos e energia elétrica. Isso traz despesas extras, que podem fazer com que o nosso dinheiro acabe com maior rapidez. Nessa atividade vamos aprender sobre a água e como podemos utilizá-la sem haver desperdício, poupando dinheiro. Vamos lá?
Sabemos que as pessoas, as plantas e os animais não vivem sem água. A água é muito importante no nosso dia-a-dia. Vamos aprender, nessa atividade, sobre a utilização da água em nossas casas e como podemos fazer para economizar. O consumo consciente da água pode render uma boa economia de dinheiro. Preparado?
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Consciente Coletivo: A Água”.
Convide alguém da sua família para assistir com você. Esse assunto é importante para todos.
Atividade 2
Agora analise com a sua família algumas questões sobre o consumo da água na sua residência.
- Você e sua família conseguem economizar água?
- Em quais atividades vocês fazem a economia de água?
- O valor pago pela água consumida na sua casa diminuiu?
Atividade 3
Com a ajuda de alguém da família, você vai fazer uma lista de como a água é utilizada em sua casa.
Atividade 4
Você já imaginou a quantidade de água que é consumida dentro de casa? Leia os dados na tabela abaixo e descubra.
CONSUMO DE ÁGUA CONSUMIDA POR ATIVIDADE | |
ATIVIDADE | QUANTIDADE (em litros) |
1 descarga no banheiro | 10 a 16 |
1 minuto no chuveiro | 15 |
1 lavagem de mãos | 3 a 5 |
Escovar os dentes com torneira aberta | 11 |
Lavagem de automóvel com mangueira | 100 |
Tabela adaptada do site:
https://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf
Atividade 5
Volte à tabela acima. Você e cada pessoa da sua família podem ajudar a economizar no gasto da água. Vamos calcular para descobrir:
- Verifique na tabela qual o gasto de água para se tomar um banho de 1 minuto. Qual seria o gasto se o tempo de banho fosse de 2 minutos?
- Agora, peça a alguém que marque qual o seu tempo gasto no banho.
- Veja se você consegue diminuir esse tempo.
- Leia as palavras abaixo, com ajuda de um adulto, escolha uma e faça um desenho, para representá-la.
CHUVEIRO | ESCOVAR OS DENTES | BEBER | TOMAR BANHO | LAVAR ROUPAS |
Atividade 6
Leia algumas ações bem simples que podem reduzir o volume de água que sua família consome e o valor da conta mensal. A natureza e o bolso dos adultos de sua casa agradecem!
AÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NO SEU BOLSO
- Desligue a água enquanto escova os dentes.
- Use a máquina de lavar ou o tanque com a capacidade total, espere juntar roupa suficiente para essa lavagem.
- Molhe as plantas com regador.
- Varra a calçada.
- Converse com um adulto da sua família sobre essas atitudes e como podem economizar dinheiro.
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF01LP01-A) Reconhecer que a leitura e escrita acontecem da esquerda para a direita e de cima para baixo, linha de verticalidade.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.(EF12LP03-A) Observar e reproduzir pequenos textos, observando aspectos como pontuação, acentuação, presença de letra maiúscula, paragrafação e distribuição gráfica de suas partes, entre outros. |
Matemática | (EF01MA22-A) Coletar dados de um acontecimento, organizá-los e representá-los em tabelas e gráficos simples, com uso de estratégias diversas.(EF01MA17-D) Esquematizar, por meio de tabelas com ilustrações, desenhos e pequenos textos, as atividades que são desenvolvidas em cada período do dia.(EF01MA21-D) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.