You are currently viewing Consumo e consumismo

Consumo e consumismo

Olá! Você já percebeu que muitas vezes compramos produtos que tem pouca ou nenhuma utilidade para nós? Comprar apenas o necessário é a atitude de um consumidor consciente. Para sermos consumidores conscientes devemos sempre nos perguntar se precisamos de verdade, do produto. Vamos caminhar juntos para aprender?

Precisamos de tudo que compramos? Consumir de forma consciente é escolher apenas  produtos que precisamos. Para isso é muito importante ficarmos atentos às propagandas que podem nos estimular a comprar algo que não temos necessidade. Você vai descobrir como podemos comprar os produtos de forma a atender nossas necessidades, cuidando de nosso dinheiro, economizando e preservando nosso meio ambiente. 

Atividade 1

Acesse o vídeo abaixo e assista ao vídeo “Consciente Coletivo” sobre o consumo ao longo da história e da importância de consumir apenas o necessário. Convide alguém de sua família para assistir com você.

Fonte: YouTube. Consumo Consciente. Canal: Futura.

Atividade 2

  Agora junto com sua família reflita:

  • O vídeo nos mostra que muitas vezes consumimos mais do que precisamos. Em sua casa você e sua família conversam para definir o que vão comprar?
  • Estamos vivendo um momento de pandemia por causa do Coronavírus. Escreva em seu caderno ou bloco de notas do seu celular o que você e sua família deixaram de comprar nesse momento.

Atividade 3

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “A diferença entre consumo e consumismo”.

Fonte: YouTube. A diferença entre consumo e consumismo. Canal: MPPEImprensa.

Atividade 4

Reflita, com alguém de sua família, alguns aspectos que o vídeo apresentou.

  • O consumo aumentou muito ao longo dos tempos?
  • Você acha que a TV, a internet e as outras mídias influenciam o seu consumo e o de sua família?

Atividade 5

Analise a charge abaixo e reflita e escreva em seu caderno:

  • Em que a TV tem influenciado no seu consumo?
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (GO-EF35LP33) Ler, comparar e associar os gêneros em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social.(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.EF35LP06-B) Utilizar os conhecimentos gramaticais e textuais já internalizados para, em situações epilinguísticas (de uso), constituir os sentidos do texto escrito e/ou resolver problemas de compreensão.
Matemática (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.