Olá!
Você já ouviu falar em Literatura de cordel?
Também conhecida no Brasil como folheto ou simplesmente cordel. É um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em pequenos folhetos .
O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal .
Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas o cordel brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.
Inicialmente, os cordéis também continham peças de
teatro , como as de autoria de Gil Vicente . Podemos utilizar o cordel ainda hoje para contar histórias de forma bem teatral.
Atividade 1
Assista ao vídeo e chame a sua família! Cordel “A bagunça dos brinquedos” contado por Mariane Bigio.
Atividade 2
Que tal você criar o seu próprio cordel?
Reveja o vídeo e perceba como o cordel é rimado.
Crie uma história com os seus brinquedos, tentando utilizar a rima do cordel.
Depois da história rimada, conte a história para a sua família de uma forma bem
teatral, como no vídeo.
Atividade 3
Agora vamos colocar a sua história em folhetos:
Pegue alguns papeis que tiver disponível em casa. Se for uma folha de papel
comum A4, você pode dividi-la em 4 partes, formando assim 4 páginas do seu folheto (um pequeno livro).
Em cada página do seu pequeno livro escreva uma parte da história que criou e faça um desenho ilustrando essa parte.
Junte todas as partes no formato de um livro, na sequência da sua história.
Ao final você terá criado o seu próprio cordel. Igual aos que estão pendurados atrás da contadora de histórias do vídeo, a Mariana Bigio.
É isso aí! Primeiro você cria o seu cordel com os objetos e brinquedos e somente depois irá escrevê-lo!
Vamos lá?
Componentes | Habilidades |
Arte/ Teatro | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Contextos e Práticas: Manifestações do teatro presentes em diferentes tempos, contextos e culturas – pluralidade humana (GO-EF04AR18) Conhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes tempos, contextos e culturas por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e fruição de espetáculos, observando as características dessas manifestações. |
Ciclo da Infância DE, Corpo, Expressão e Movimento, 4ºano,D
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.