Olá!
Quem gosta de ver fotografias, imagens em panfletos, em jornais e ilustrações em livros literários e textos?
Você sabia que lemos não apenas textos, mas também imagens? Vamos aprender um pouco mais sobre imagens e legendas?
Você é um bom observador? Presta atenção aos detalhes? Vamos exercitar nossa capacidade de observação e de leitura?
Atividade 1
Observe a fotografia a seguir com uma pessoa da sua família e depois converse sobre as perguntas abaixo:
- O que você observou?
- Você consegue identificar qual é a brincadeira apresentada na fotografia?
- Que lugar é este?
Atividade 2
Agora, veja a imagem novamente e leia com a ajuda da sua família a legenda.
Legenda é um texto breve que explica e acompanha uma fotografia, gravura ou imagem.
Atividade 3
Com o auxílio da sua família responda e identifique:
- O que foi possível descobrir observando só a fotografia?
- Que novas informações sabemos lendo a legenda?
- Onde está escrito na legenda as palavras “BOLINHAS DE GUDE”. Fale para sua família como você identificou essas palavras.
Atividade 4
Vamos escrever uma legenda?
Procure em embalagens, revistas, jornais, panfletos ou no celular de uma pessoa da sua família uma fotografia e escreva uma legenda de acordo com o que você observou na imagem.
Planejamento baseado no material disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4483/relacao-entre-imagem-e-texto-lido. Acesso em 26 de mai. De 2020.
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido, da forma e da função social do texto) apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto. (EF15LP03) Localizar informações explícitas no texto. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.