Olá!
Já ouviu falar em cultura?
Cultura é uma característica importante de uma comunidade, formada por vários elementos, como alimentação, valores, ideias, festas populares etc. Esses traços marcantes de um povo são transmitidos de geração em geração. É importante conhecer e respeitar diferentes culturas!
O Brasil, por ser um país grande e com população numerosa, manifesta uma grande diversidade cultural no seu povo, cada região apresenta crenças e costumes diferentes. Vamos aprender um pouco mais sobre essas diferentes culturas?
Atividade 1
Clique nas imagens e assista aos vídeos sobre Dança da Catira e do Frevo.
Atividade 2
Gostaram das danças? Perceberam que são bastante diferentes uma da outra?
Cada uma representa a cultura de uma região. Escolha uma das danças e descubra qual região ela representa, registre a sua descoberta no seu caderno.
Atividade 3
Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre os diferentes tipos de danças?
Pesquise sobre outras duas danças regionais do Brasil e registre no seu caderno o que você descobriu sobre elas. Você poderá escrever, fazer colagem ou desenhar.
Atividade 4
Agora, vamos aprender sobre ritmos brasileiros?
Para isso, é só clicar nas imagens abaixo e dançar muito:
Só um minutinho: Forró!
Só um minutinho: Frevo!
Só um minutinho: Samba!
Gostou da atividade?
Escolha um dos instrumentos musicais de um dos vídeos e confeccione com material reciclável.
Atividade 5
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo para aprender os dias da semana em inglês.
Atividade 6
Escreva no seu caderno os dias da semana em inglês e faça a tradução para o português.
Escolha um dia da semana como o dia preferido e faça um desenho representando o que você gosta de fazer nesse dia.
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF03GE02-B) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, desenvolvendo respeito por essas diferenças. |
Ciências da Natureza | (EF03CI01A/D) Reconhecer e produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. |
Língua Inglesa | (GO-EF03LI01) Vivenciar brincadeiras em língua inglesa usando recursos linguísticos referentes a essas situações lúdicas e aos números cardinais, retomada e ampliação, e ordinais, aos meses do ano e dias da semana, bem como às atividades escolares e favoritas, para interagir usando a língua inglesa. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 3º ano- C
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.