Olá!
Você conhece a história da origem do vidro?
O que sabemos é que o vidro está muito presente na nossa vida e pode ser moldado de várias maneiras. Uma curiosidade é que as matérias-primas usadas para fazer o vidro sempre foram as mesmas há milhares de anos, o que mudou foi a tecnologia, acelerando a sua produção e possibilitando maior diversidade no uso.
Preparados para conhecer mais sobre esse assunto?
Então vamos lá!
Olhe ao seu redor e veja quanto vidro há em sua casa, juntos vamos descobrir de onde ele veio e reconhecer a sua importância no nosso dia-a-dia.
Atividade 1
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo “De onde vem o vidro?”
Atividade 2
Agora que você conhece a história da origem do vidro, vamos deixar registrado no seu caderno essas descobertas:
De onde vem o vidro (origem)?
Quais objetos na sua casa são feitos com esse material (vidro)?
Recorte gravuras de jornal ou revistas de objetos feitos com vidro e faça uma colagem no seu caderno. Caso não tenha esse material em casa faça um desenho.
Aqui vai um alerta!
Ao manusear objetos de vidro tenha muito cuidado! O vidro é um material frágil e cortante podendo levar a acidentes graves.
Atividade 3
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo “Como é feita a Bolinha de Gude?”
Atividade 4
Viu que curioso?
Você sabia que a bolinha de gude é feita com restos de vidros das fábricas e até mesmo da coleta seletiva de lixo?
A bolinha de gude pode ser usada em brincadeiras e até mesmo para enfeites, por isso elas também são conhecidas por bolinhas de vidro.
Faça uma pesquisa e descubra outras formas de reutilização do vidro, registre no seu caderno o que você encontrar de mais interessante na sua pesquisa.
Atividade 5
Observe a gravura abaixo:
Imagem disponível em: https://www.google.com/search?q=figura+de+crian%C3%A7as+brincando+de+bolinhas+de+gude&rlz=1C1GCEU_t-BRBR863. Acesso em 14 de maio de 2020.
Estas crianças estão brincando com bolinhas de gude.
Você conhece essa brincadeira? Já brincou ou conhece alguém que brinca com bolinhas de gude? Pergunte para sua família e veja se tem alguém alguém que sabe como brincar.
Se não conhece faça uma pesquisa e aprenda as regras da brincadeira e comece a brincar.
Clique no imagem abaixo que você encontrará todas as regras do jogo.
Atividade 6
Agora vamos aprender algumas palavras mágicas em inglês, as “magic words”.
Enquanto assiste ao vídeo é importante que você pronuncie as palavras em voz alta. Acesse o vídeo clicando na imagem abaixo:
Atividade 7
Copie as palavras mágicas em inglês no seu caderno e traduza para o português, utilize o dicionário. Se for necessário, assista o vídeo novamente.
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF02GE02-A) Identificar, comparar e relatar costumes, tradições e hábitos de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive. |
Ciências da Natureza | (EF02CI01-A) Apontar alguns objetos e seus modos de uso, comparando os processos de produção e os materiais utilizados no passado e no presente.(EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano. |
Língua Inglesa | (GO-EF02LI02) Interagir com o professor e os colegas de forma respeitosa, utilizando recursos linguísticos, excuse me, please, thank you, para estimular a linguagem oral de acordo com as necessidades de convívio social. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 2º ano- B
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.