Olá! Você conhece alguma brincadeira ou jogo indígena? O jogo da onça é um jogo indígena e foi criado pelos índios do nosso país. É um jogo onde o tabuleiro é traçado no chão ou na areia e as peças são sementes, elas representam a onça e os cachorros.
Vamos conhecê-lo?
As pessoas sempre fazem adaptações nos jogos e brincadeiras, isto não foi diferente com os jogos indígenas. Por isso, o tabuleiro do Jogo da Onça passou a ser construído
no papel ou com outros materiais e as sementes foram substituídas por pedras e por outros objetos.
Vamos conhecer essa nova versão?
Atividade 1
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo do canal Vem Ká Jogar e aprenda a jogar o
Jogo da Onça.
Atividade 2
Que tal você construir um tabuleiro do Jogo da Onça para jogar com a sua família?
Para fazê-lo você deve escolher que material vai utilizar:
– Um pedaço de papelão, o fundo de uma caixa vazia ou qualquer material onde for possível fazer os traçados.
Siga o passo a passo para construir o jogo:
O tabuleiro é composto por um quadrado principal e um triângulo ligado a um dos lados do quadrado.
O quadrado e o triângulo são cortados por linhas retas – horizontais, verticais e diagonais.
As linhas formam novos quadrados e triângulos no interior do tabuleiro.
Os triângulos e os quadrados são chamados de “casas”.
Temos um total de 31 casas.
Se você tiver dúvidas ao traçar o tabuleiro, assista o vídeo novamente.
Agora você precisar saber das regras:
O jogo deve ter dois jogadores, um deles representa a onça.
As peças representando a onça e os cachorros ficam lado a lado.
O jogador com a onça inicia a jogada, movendo sua peça para qualquer casa que esteja vazia.
Em seguida, o jogador com os cachorros deve mover qualquer peça também para uma casa vazia.
O que representa a onça deve capturar os cachorros, como no jogo de damas.
Os cachorros devem manter a onça sem saída.
Se a onça pegar seis cachorros vence o jogo.
Os movimentos serão na horizontal, vertical e diagonal.
Depois de tudo pronto, convide sua família para brincar.
Aproveite!
Componentes: | Habilidades |
Ed. Física (Brincadeiras e Jogos) | Objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional Jogos) (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. |
Arte/ Teatro | Objeto de Conhecimento/ Conteúdo: Matrizes Estéticas e Culturais: Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais (GO-EF04AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, registrando ideias, impressões e sentimentos. (GO-EF05AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, refletindo sobre suas características. |
Ciclo da Infância DE, Corpo, Expressão e Movimento – 5º ano E
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.