Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.
Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Hoje, vamos apreciar uma apresentação cultural “O Pedro e o Lobo: Uma Fábula Sinfônica”, que foi elaborada em parceria pela Rede de Núcleos Musicais de Goiânia, Orquestra Sinfônica de Goiânia com a nossa Secretaria de Educação.
Nesta atividade você irá aprender sobre os instrumentos musicais da orquestra sinfônica. Cada instrumento musical possui uma assinatura sonora, essa assinatura é chamada de TIMBRE. O TIMBRE faz parte dos Parâmetros do Som, são eles; Altura, Timbre, Duração e Intensidade.
Durante a apresentação, prestem muita atenção nos sons dos instrumentos apresentados, pois eles são fundamentais para entendermos o sentimento de cada personagem. Observem também a iluminação do palco, e como ela muda a atmosfera da cena.
Assista toda a apresentação cultural, e se possível, utilize fones de ouvido, pois melhora a qualidade do áudio.
Vamos lá apreciar canções de qualidade e enriquecer sua cultura através de música orquestrada, contação de história e teatro?
Gostou da apresentação cultural? Você conhecia fábulas? Consegue definir o que é? Converse com seus familiares sobre o conceito de fábula, quais já leram e se há uma especial que marcaram vocês.
O Compositor Sergei Prokofiev utilizou os instrumentos musicais para dar vida aos personagens da Fábula ‘O Pedro e o Lobo’. Cada instrumento musical foi escolhido para representar um personagem dessa história.
Todas as frequências sonoras e notas musicais possuem uma característica. Essa característica é o que nos capacita a identificar a diferença entre a voz humana e uma buzina de carro por exemplo.
Essa diferenciação poderá ser feita através da ALTURA, INTENSIDADE, DURAÇÃO E TIMBRE.
O Timbre é a característica sonora de cada frequência. Essa característica é o que nos permite diferenciar dois sons reproduzidos por diferentes instrumentos na mesma frequência ou nota musical.
Durante a execução da obra o primeiro personagem a aparecer é o Pássaro, representado pela FLAUTA TRANSVERSAL. O pássaro é bem representando pela flauta devido ao seu timbre agudo e leve. O Timbre da flauta tem essas características. A flauta consegue tocar com uma agilidade que pode ser comparada ao bater das asas e a leveza de um pássaro.
O Fagote, representa o avô de Pedro. O Timbre do Fagote é utilizado para caracterizar o andar lento e temperamento rabugento do idoso.
A ALTURA é o parâmetro do som que diz se o som é grave ou agudo. Na teoria musical sons altos como o da flauta, são chamados de agudos. Os sons baixos como o do Fagote, são chamados de graves.
Após essas definições, volte lá no vídeo e assista a fábula musical novamente, tentando observar o timbre de cada personagem.
Conseguiu perceber a diferença dos timbres e como esses contribuem para a identificação de cada personagem ?
Responda em seu caderno:
1 – Quais são os 4 parâmetros do som?
2 – O que é timbre?
3 – Qual instrumento é mais agudo, a FLAUTA que representa o pássaro ou o Fagote que representa o Avó de Pedro ?
A Intensidade é a potência sonora, podemos dizer que a intensidade é o volume do som. Na teoria musical o som alto é chamado de alta intensidade. O som baixo é chamado de baixa intensidade.
Nesta fábula vemos a trompa representando o Lobo. A escolha da trompa para representar o lobo é importante. A trompa quando foi criada era utilizada para a comunicação durante a caça. A trompa por ser um instrumento de metal consegue tocar em grande intensidade, dessa forma as equipes de caçadores conseguiam se comunicar em grandes distâncias.
Durante a fábula musical podemos identificar momentos de diferentes intensidades sonoras. Por exemplo quando o PATO personagem representado pela clarineta, entra no Lago do Prado, a orquestra toca em baixa intensidade. Observe:
A DURAÇÂO é o parâmetro que nos permite identificar sons curtos e longos, e está diretamente ligada ao ritmo da música. O silêncio também tem duração na música, ele é quem separa as notas musicais.
Dentro da orquestra sinfônica temos instrumentos que podem tocar por um longo tempo sem interrupção. Como por exemplo o VIOLINO que representa o Pedro na fábula sinfônica. Nos instrumentos de corda, basta manter a corda sendo friccionada pelo arco e a nota poderá ter uma longa duração.
Os instrumentos de percussão caixa e bumbo, não conseguem emitir uma nota de longa duração. Para se manter uma nota longa nesses instrumentos, é necessário a execução de um rufo ou rulo. O Rufo ou rulo é a técnica de se tocar várias notas em alta velocidade, produzindo o som de longa duração, o famoso Rufar dos Tambores. Com essa técnica o músico executa várias notas ao mesmo tempo em alta velocidade. Dessa maneira o instrumento consegue produzir um som de longa duração
Responda em seu caderno:
1 – A INTENSIDADE é medida pelo volume ou pela duração da nota musical?
2 – Sabendo que a duração de uma nota pode ser curta ou longa, qual instrumento consegue manter uma nota por mais tempo, o Violino ou a CAIXA?
3 – O compositor Sergei Prokofiev escolheu um instrumento para representar cada personagem. Se você pudesse escolher um instrumento para te representar, qual instrumento você escolheria e porquê?
Muito bem! Você chegou ao final da atividade. Espero que tenha gostado! Nesta atividade você aprendeu o que é fábula e sobre os parâmetros do som.
Alguns instrumentos musicais da orquestra sinfônica foram apresentados durante a execução da obra ‘O Pedro e o Lobo’ do compositor russo Sergei Prokofiev. Você pode continuar a atividade, criando a sua própria fábula e escolhendo diferentes instrumentos musicais para representar os personagens da sua história. Use a sua imaginação e divirta – se. Até a próxima!
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Corpo, Expressão e Movimento
Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres:
Componente Curricular | Habilidades |
Arte | (GO-EF03AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade. (GO-EF03AR13-A) Entender a música como área de conhecimento, reconhecendo suas especificidades. (GO-EF03AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, a harmonia e o ritmo e do som: a altura, a intensidade, o timbre e a duração, por meio de práticas musicais diversas. (GO-EF01AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravação em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação musical. (GO-EF02AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade. (GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre a linguagem musical e as diversas linguagens artísticas. |
Língua Portuguresa | (GO – EF15LP01) Identificar a função social do texto; (GO – EF15LP04-B) Estabelecer Expectativas em relação ao texto; (GO – EF15LP04-A) Localizar informações explícitas em textos. (GO – EF15LP12) Atribuir significados a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimento da cabeça, expressão corporal e tom de voz. (GO – EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF15LP12-A) Reconhecer que as expressões corporais podem ser associadas a fala, exercendo papel importante na construção dos sentidos dos textos orais. |