You are currently viewing Ciências da natureza: OS MOVIMENTOS DOS ASTROS E A ROTAÇÃO DA TERRA

Ciências da natureza: OS MOVIMENTOS DOS ASTROS E A ROTAÇÃO DA TERRA

Olá! Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 13/10/2020 (terça-feira). Contempla o componente curricular de Ciências da Natureza e é destinada aos estudantes da 5ª série da Eja. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Hoje, você vai conhecer mais sobre os astros e o movimento de rotação da Terra? Afinal o que são astros? O que é rotação? Vamos descobrir?

Fonte: Pixabay

ATIVIDADE 1

Para aprender sobre os movimentos dos astros e a rotação da Terra, assista ao vídeo do canal “Khan Academy” e leia o trecho indicado em seguida, de Luís Fábio Simões Pucci:

O Sistema Solar possui oito planetas, que giram ao redor de sua estrela, gastando períodos, tempos, diferentes para finalizar uma órbita completa. Quanto mais distante o planeta está do Sol, maior será o tempo gasto por ele para dar uma volta completa, pois terá de percorrer uma distância maior no espaço. Portanto, Mercúrio é o planeta que completa uma volta em menor tempo (88 dias terrestres). Já Plutão, um planeta-anão extremamente afastado do Sol, e tem maior período, em relação a todos os planetas conhecidos do Sistema Solar (cerca de 248 anos terrestres).

Fonte: Astronomia – Movimentos planetários: Rotação, translação, precessão e nutação – UOL Educação

ATIVIDADE 2

Dando continuidade ao tema dos movimentos dos planetas, vamos compreender como a Terra se “comporta”? Leia o trecho do texto do professor Rodolfo Pena e assista ao vídeo do “Canal Mais Geo”:

A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma. O movimento de rotação terrestre ocorre no sentido anti-horário, isto é, se observássemos a Terra do lado de fora sobre o polo norte, veríamos seu giro no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Isso quer dizer que a Terra gira no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol, para nós, seja de Leste para o Oeste.

Fonte: Movimento de rotação – Mundo Educação (uol.com.br)

“Geografia – Movimentos da Terra e suas Consequências (+GEO)” no Canal Mais Geo

ATIVIDADE 3

Agora, conforme tudo o que estudou até aqui, copie as seguintes perguntas no seu caderno de Ciências e responda à lápis ou lapiseira:

• Explique como funciona o movimento dos astros.
  • Explique as características do funcionamento da rotação da Terra.

Referencial BibliográficoEducação. Uol. Astronomia – Movimentos planetários – Rotação, translação, precessão e nutação. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyyf3j2v >. Acesso em: 08, out. de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
Mundo Educação. Movimento de Rotação. Disponível em: <https://tinyurl.com/y3lkjpyf>. Acesso em: 08, out. de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza (EAJACI0412) Caracterizar e descrever os movimentos cíclicos da Lua e da Terra.

ASSISTA AO PROGRAMA CONEXÃO ESCOLA – EJA – BLOCO 2 – 13/10