Certamente, não há empreendedor que nunca tenha ouvido o termo “margem de lucro” ou “capital de giro”. Aprender a fazer estes cálculos será importante para fazer seu sonho se tornar real ou terá que abrir mão do desejo de independência financeira, horários flexíveis, mais tempo com a família, entre outros. Você superou o trabalhar por trabalhar, sem motivação nenhuma. A compreensão sobre o que é o lucro o afastará de seu antigo emprego e de desistir de seu negócio, empresa.
Muitas vezes o sonho em si mesmo é o que torna mais difícil transformá-lo em realidade. Na abertura de um negócio, independentemente de seu tamanho, é preciso fazer cálculos, estar atento e agir rápido e de forma assertiva a cada obstáculo que surge impedindo-o (a) de alcançar seu objetivo. Esteja sempre atento (a) aos números, ao tempo investido e ao tempo de espera pelo retorno, às quantidades, ao faturamento, enfim a tudo aquilo que envolve a lógica matemática que proporciona a sua liberdade.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo que aborda sobre o tema Lucro a seguir:
ATIVIDADE 2
Faça uma pesquisa e escreva o significado em seu caderno dos seguintes termos:
– Faturamento;
– Lucro Bruto;
– Lucro Líquido;
ATIVIDADE 3
Muitos comerciantes e empreendedores em começo de carreira, não conseguem calcular de forma correta o preço de seus produtos ou serviços. Acesse o vídeo no link a seguir para entender um pouco mais sobre o tema:
ATIVIDADE 4
A frase “Não olhe somente para o faturamento. Faturamento muito bom pode estar ligado à baixa lucratividade. Observe a saúde financeira” descreve bem o quanto é importante saber colocar preços corretos nos produtos vendidos.
Escreva em seu caderno uma lista de dicas que possam ajudá-lo a ter mais lucro com a venda de seus produtos ou serviços.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática: | (EAJAMA0427) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não. (EAJAMA0406) Compreender o conceito de porcentagem como fração e associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro. (EAJAMA0412) Interpretar, resolver e elaborar situações-problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º Segmento – 4ª Série