You are currently viewing Geografia – Regras de convivência

Geografia – Regras de convivência

Olá!

Pensem o quanto seria mais agradável se todos convivessem em paz e harmonia. As regras para uma boa convivência sempre ajudam a sermos melhores e mais respeitosos uns com os outros.

Hoje, vamos descobrir um pouquinho mais sobre isso?

Obedecer e respeitar as regras de convivência em diferentes espaços, na escola, na família, na rua com os amigos, nos torna pessoas mais agradáveis e felizes. Esses atos deverão fazer parte da nossa vida, do nosso cotidiano. 

Atividade 1

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo “Cidadania para crianças: Direitos para conviver bem”. Convide um adulto na sua casa para assistir com você.

Fonte: Youtube, “Cidadania para crianças: Direitos para conviver bem | Vídeo Educativo Infantil | PlayKids” do canal PlayKids Brasil.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n_K5uaF06Oc

Atividade 2

Clique no imagem abaixo e assista ao vídeo “O Nervosinho”.

Fonte: Youtube, “O Nervosinho” do canal TortugaStudios.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MmIdhyncdT4

Atividade 3 

Agora, converse com uma pessoa da sua família sobre os dois vídeos que vocês assistiram e a importância de uma boa convivência social. Explique para ela utilizando argumentos porque é importante tratar bem os colegas na escola, respeitar e obedecer aos pais ou responsáveis em casa.

Atividade 4

E você, como tem se comportado?

Pense sobre as suas atitudes quando vai à escola, ao supermercado e até mesmo dentro de casa.

Faça uma lista dessas atitudes no seu caderno. Você também pode desenhar. 

Atividade 5

Observe esta imagem. 

Dia das Crianças: psicóloga explica a importância de preservar ...

Imagem disponível em: https://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=41573. Acesso em 14 de maio de 2020.

O que a imagem está representando?

Com quem você brincava na escola?

Quais eram as brincadeiras favoritas de vocês?

Faça um desenho bem colorido que represente uma boa relação de convivência entre você e seus colegas da escola nesses momentos de brincadeiras.

Atividade 6

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo “Magic Words” e aprenda algumas palavras mágicas em inglês.

Enquanto assiste ao vídeo abaixo, é importante que você pronuncie as palavras em voz alta:

Fonte: Youtube, “#AnosIniciais – Inglês – Magic Words” do canal Secretaria da Educação de Salvador – SMED. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=niJ2D9UJIsU

Ficou com dúvida? Volte e assista ao vídeo novamente.

Atividade 7

Agora, vamos aprender atitudes que vão nos ajudar na nossa convivência e a criarmos um hábito sustentável por meio da coleta seletiva? 

Para isso, clique no link abaixo e assista ao vídeo “Atitudes positivas/O processo da coleta seletiva”:

Fonte: Youtube, “Atitudes Positivas | O processo da coleta seletiva” do canal Porto Seguro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis

ComponentesHabilidades 

Geografia
(EF01GE01-A) Reconhecer a existência de normas de convivência social para diferentes espaços.
(EF01GE03-C) Identificar, reconhecer e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público, como praças e parques, para o lazer e para diferentes manifestações.
Ciências da Natureza(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Língua Inglesa(GO-EF01LI01) Conhecer e usar saudações para cumprimentar e despedir-se ne língua inglesa, assim como expressões do cotidiano e comandos: Hi, Hello, Good Morning/afterning, Bye/See you, Thank you, Excuse me. 

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 1º ano- A


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.