Olá!
Pensem o quanto seria mais agradável se todos convivessem em paz e harmonia. As regras para uma boa convivência sempre ajudam a sermos melhores e mais respeitosos uns com os outros.
Hoje, vamos descobrir um pouquinho mais sobre isso?
Obedecer e respeitar as regras de convivência em diferentes espaços, na escola, na família, na rua com os amigos, nos torna pessoas mais agradáveis e felizes. Esses atos deverão fazer parte da nossa vida, do nosso cotidiano.
Atividade 1
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo “Cidadania para crianças: Direitos para conviver bem”. Convide um adulto na sua casa para assistir com você.
Atividade 2
Clique no imagem abaixo e assista ao vídeo “O Nervosinho”.
Atividade 3
Agora, converse com uma pessoa da sua família sobre os dois vídeos que vocês assistiram e a importância de uma boa convivência social. Explique para ela utilizando argumentos porque é importante tratar bem os colegas na escola, respeitar e obedecer aos pais ou responsáveis em casa.
Atividade 4
E você, como tem se comportado?
Pense sobre as suas atitudes quando vai à escola, ao supermercado e até mesmo dentro de casa.
Faça uma lista dessas atitudes no seu caderno. Você também pode desenhar.
Atividade 5
Observe esta imagem.
Imagem disponível em: https://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=41573. Acesso em 14 de maio de 2020.
O que a imagem está representando?
Com quem você brincava na escola?
Quais eram as brincadeiras favoritas de vocês?
Faça um desenho bem colorido que represente uma boa relação de convivência entre você e seus colegas da escola nesses momentos de brincadeiras.
Atividade 6
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo “Magic Words” e aprenda algumas palavras mágicas em inglês.
Enquanto assiste ao vídeo abaixo, é importante que você pronuncie as palavras em voz alta:
Ficou com dúvida? Volte e assista ao vídeo novamente.
Atividade 7
Agora, vamos aprender atitudes que vão nos ajudar na nossa convivência e a criarmos um hábito sustentável por meio da coleta seletiva?
Para isso, clique no link abaixo e assista ao vídeo “Atitudes positivas/O processo da coleta seletiva”:
Componentes | Habilidades |
Geografia | (EF01GE01-A) Reconhecer a existência de normas de convivência social para diferentes espaços. (EF01GE03-C) Identificar, reconhecer e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público, como praças e parques, para o lazer e para diferentes manifestações. |
Ciências da Natureza | (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
Língua Inglesa | (GO-EF01LI01) Conhecer e usar saudações para cumprimentar e despedir-se ne língua inglesa, assim como expressões do cotidiano e comandos: Hi, Hello, Good Morning/afterning, Bye/See you, Thank you, Excuse me. |
Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 1º ano- A
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.