Olá! Sejam bem vindos! Nesta atividade iremos refletir a relação entre o campo e a cidade, a função social de cada espaço e as relações de trabalho do campo e da cidade, sobretudo nos municípios goianos.
O campo e a cidade possuem interligação e um depende do outro. O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas. Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc. Os setores da economia são divididos em três: primário, secundário e terciário. O campo pertence ao setor primário, responsável pela produção de matéria prima como: leite, ovos, carnes, algodão, lã, cereais, etc. O setor secundário é formado pela indústria. Na indústria a matéria prima é transformada em produtos como: iogurte, queijo, manteiga, sapato, roupas, automóveis, etc. Já o setor terciário é formado pelo comércio que compreende lojas e supermercados, além das prestações de serviço, que são as atividades de serviço como: encanador, eletricista, médicos, dentistas, professores, diaristas, etc.
ATIVIDADE 1
Assista aos vídeos dos links abaixo e responda:
a – De onde vem a maioria de produtos que você consome?
b – Sabemos que os setores da economia se dividem em três. Quais são eles?
c – Explique o que é espaço urbano e espaço rural?
d – Faça uma lista de algumas matérias primas que são produzidas no campo.
ATIVIDADE 2
Assista o vídeo Goiás cresce desordenadamente – Rio Verde no Bom dia Brasil – Rio Verde Agora no link a seguir
De acordo com o vídeo, o que provocou a desigualdade social e a violência na cidade de Rio Verde?
– As oportunidades de trabalho no campo.
– A abertura de várias concessionárias de carros.
– O crescimento desordenado da população.
– A falta de emprego.
ATIVIDADE 3
Analise a imagem abaixo para responder as questões seguintes :
a – Quais matérias primas podemos identificar nesse produto?
b – O trigo foi transformado em pão. Qual setor da economia foi responsável por essa transformação?
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0308) compreender a função social dos diversos tipos de atividades no campo e na cidade. (EAJAGE0309) problematizar a produção industrial com a relação de trabalho e consumo em diferentes lugares e sobretudo nos municípios goianos. |
Professor: | Marcilene Pereira Fernandes (professor coordenador) |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Prof. Hilarindo Estevam de souza |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 3ª Série