You are currently viewing O seu lugar no Espaço Geográfico

O seu lugar no Espaço Geográfico

O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, em função do fato dele não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Em resumo, o espaço geográfico é o espaço modificado pelo ser humano e sua compreensão é de fundamental importância para identificar a ação humana no bairro em que moramos ou até mesmo em nossas residências.

Olá, Você já olhou o mundo a sua volta? Já percebeu as características da rua em que você mora? Pois é! É preciso compreender o mundo em que vivemos. Para tanto, é necessário ter sensibilidade para identificar os vários elementos do mundo que nos rodeia.

Antes de mais nada é necessário compreender que o espaço em que vivemos é composto de vários elementos como a casa, a igreja, a escola e até o asfalto onde os carros transitam. Esse espaço já foi modificado pelo ser humano, deixou de ser natural, em resumo, o homem modifica o mundo a sua volta. Compreender a mão humana sobre a natural sobre a natureza é o primeiro passo para uma reflexão acerca de nossa responsabilidade nas mudanças que nós temos sobre o planeta em que habitamos.

Vamos compreender, através da análise do bairro em que vivemos, a ação humana e suas consequências para o meio ambiente. Com isso, podemos contribuir para tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável.

ATIVIDADE 1

Observe o bairro em que você mora e identifique o que foi criado pelo ser humano e o que é natural.

Veja como as cidades se transformam ao longo do tempo:

“As cidades se transformam com o passar do tempo” – Canal: FTD Educação
Link: https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c

ATIVIDADE 2

Identifique onde se encontram os pontos críticos para o meio ambiente, como por exemplo, lixões ou esgoto a céu aberto.

Veja como ocorre o tratamento de esgoto:

“O que acontece com o esgoto depois que ele sai da sua casa | Trato pelo saneamanto | Casan” – Canal: CASAN – Link: https://www.youtube.com/watch?v=5-emVWiBeUQ

ATIVIDADE 3

Que ações você considera que sejam importantes para melhorar as condições de vida do bairro em que você mora.

Veja como você pode contribuir para tornar o mundo um lugar melhor:

“10 formas de poluir menos o planeta Terra” – Canal: Manual do Mundo –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=4bcBifYGLgk

SAIBA MAIS:

Componente(s) Curricular(res)Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAGE0211) Identificar as atividades ligadas aos setores econômicos (primário, secundário e terciário), enfatizando o seu município e o estado de Goiás.
(EAJAGE0212) Identificar os impactos ambientais causados pelas ações dos setores das atividades econômicas em sua comunidade local.

Professor:Waldete Gonçalves Moreira
Coordenador(a) Curador (a):  Elaine Ferreira Paranhos e Irene de Assis
Instituição Educacional:Escola Municipal Profª Cleonice Monteiro Wolney/ E. M. João Braz

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 1ª Série