Olá! Desde o nascimento, toda criança tem direito a ter um nome e um sobrenome. Com um documento de identificação ela tem acesso aos serviços fundamentais como educação, assistência médica, seguro social, entre outros. Vamos juntos saber mais sobre a importância da identidade?
Já percebeu que tudo que existe tem um nome? Cada pessoa tem que ter um nome e um sobrenome, isso é importante em nossa vida social, por exemplo, para outras pessoas nos identificarem ou para dar autoria as nossas produções.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao clipe da música “Gente tem sobrenome”:
Atividade 2
Agora que você assistiu ao clipe da música, converse com seus familiares sobre a história de seu nome, quem o escolheu, o significado que ele tem e se você gosta dele ou não.
Atividade 3
Converse com sua família e procure saber também sobre a origem de seu sobrenome. Você imagina quantas pessoas no mundo todo carregam o mesmo sobrenome que você? Sabe onde seu sobrenome surgiu? E em que país ele é mais popular? Talvez essa seja a maneira mais simples de você conseguir informações sobre seus antepassados.
Atividade 4
Além de ter um nome e sobrenome as crianças têm outros direitos! Quer saber mais sobre eles? Peça ajuda a uma pessoa da sua família e pesquise sobre a Declaração Universal dos Direitos das Crianças.
Componentes | Habilidades |
História | Tema/ Conhecimento: Mundo pessoal, meu lugar no mundo. Identidade. Habilidade: (GO-EF01HI01-A) Identificar e compreender a sua história de vida, por meio de informações orais, documentos escritos, icnográfico-visuais e objetos materiais. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás. e CONSED.